Páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2012


Festa para reverenciar São Pedro e São Marçal em São Luís

A homenagem a São Pedro ocorre hoje, na Madre Deus. Já São Marçal será no dia 30, no João Paulo.
Quase tudo pronto para a realização de dois grandes eventos integrantes da programação oficial do São João em São Luís. Os preparativos para a Festa de São Pedro, que acontecerá a partir de hoje, no Largo de São Pedro, na Madre Deus, e a Festa de São Marçal, realizada amanhã na avenida de mesmo nome, no bairro João Paulo, estão sendo ultimados com toda a dedicação por moradores das duas localidades.

As homenagens a São Pedro acontecem hoje, a partir das 22h. Participarão grupos de bumba-meu-boi de vários sotaques. Eles se apresentam por ordem de chegada e a duração da festa é longa, passando de um dia para o outro.

Os integrantes aproveitam para pedir bênçãos a São Pedro. Afinal, a festa acontece no Largo homônimo, onde está erguida a capela com a imagem do santo. A escadaria que dá acesso à pequena igreja fica tomada por espectadores do evento, como os turistas, que aproveitam para registrar em imagens uma das manifestações de amor à cultura e religiosidade mais contagiantes e expressivas do Brasil.

João Paulo

No João Paulo, os palcos principais começarão a ser erguidos hoje. As estruturas receberão os cantadores dos 30 grupos de bumba-meu-boi de sotaque de matraca que desfilarão pela avenida por volta das 6h de amanhã, Dia de São Marçal, para homenageá-lo.

Segundo um dos coordenadores da festa, Raimundo Moraes, os representantes da diretoria dos grupos folclóricos receberão uma comenda em comemoração aos 25 anos do Grupo Ação Voluntária, que é o organizador do evento, realizado nos moldes atuais desde o ano de 1985. Ao todo, os grupos contabilizam 83 anos de festa no João Paulo no Dia de São Marçal.

Paralelamente à passagem dos grupos de bumba-meu-boi, soldados do 24º Batalhão de Caçadores (24º BC) distribuirão 15 mil porções de caldo de feijão, além de 15 mil embalagens plásticas de 500 ml de água gelada aos brincantes das manifestações folclóricas. As apresentações durarão cerca de 20 horas, ininterruptas.

Deverão participar das homenagens 300 mil pessoas. Na organização, trabalham 1.300. A Polícia Militar deslocará 700 homens para a área do evento, que terá várias intervenções em algumas ruas. O Corpo de Bombeiros também participará, com 50 homens atuando na prevenção de acidentes.

Fonte: Jornal O Estado do Maranhão



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Pesquisar este blog