Páginas

sábado, 2 de novembro de 2013

Jørn Utzon: do design icônico Sydney Opera House

Poucos edifícios do mundo tem tanta importância nacional e impacto cultural como a Sydney Opera House, na Austrália. No entanto, para o arquiteto dinamarquês Jørn Utzon, que projetou o Sydney Opera House, a estrutura icônica deixou um gosto amargo, que persistiu por décadas.

Sydney Opera House tornou-se símbolo nacional da Austrália, instantaneamente reconhecível em todo o mundo pela sua estrutura do telhado única forma que se projeta sobre o porto. Em 2007, a Sydney Opera House foi listado como um Patrimônio Mundial da UNESCO , cimentando o seu lugar como um ícone de destaque da arquitetura modernista.
Para Jørn Utzon, a Sydney Opera House era o seu maior orgulho, mas ele deixou o projeto em disputa amarga 10 anos depois que ele inesperadamente ganhou o concurso internacional para a construção da casa de ópera. A história se passa, que o projeto de Utzon para a casa de ópera foi rejeitada pelo painel de juízes até retardatário Eero Saarinen , o grande arquiteto e designer finlandês-americano, pegou o projeto de Utzon e declarou-o vencedor.
O caminho do conceito de design até a construção final está cheio, e cada arquiteto e designer sabe que o processo envolve a tensão constante entre arquitetos, engenheiros e clientes. Em primeiro lugar, o conceito de Utzon desenhou para 'shells' o concreto armado que formam estrutura do telhado icônico da ópera foram consideradas estruturalmente impossível pelo engenheiro estrutural Ove Arup & Partners . Depois de modificar a geometria das conchas ", verdadeiro desafio de Utzon veio dos caprichos e exigências do governo australiano.
Como um projeto patrocinado pelo governo, a Sydney Opera House estava à mercê da volatilidade política e que o projeto não começou muito tempo depois da inauguração de um novo governo liberal em New South Wales Premier Robert Askin . Ele viu o projeto Sydney Opera House como um desperdício de fundos públicos, e, de acordo com um crítico de arquitetura australiano, seu ministro das Obras Públicas "não tinha interesse em arte, arquitetura ou estética ... Para ele, como para Utzon, era tudo sobre controle , sobre o triunfo da mediocridade caseiros sobre gênio estrangeiro.
Diante de uma luta contínua para financiamento, Utzon renunciou sua posição como arquiteto chefe do projeto e deixaram Austrália para nunca mais voltar.Utzon nunca viu, assim, o fruto de seu trabalho concluído no Sydney Opera House.
Nascido em Copenhague, na Dinamarca , o primeiro amor de Utzon foi navios e parecia destinado a uma carreira naval, seguindo os passos de seu pai, um arquiteto naval. No entanto, depois de não conseguir passar nos exames de admissão para a Marinha, Utzon estudou arquitetura na Academia Real Dinamarquesa de Belas Artes, sob a tutela de Ejler Steen Rasmussen e trabalhou com o finlandês modernista arquiteto Alvar Aalto .
Como um jovem arquiteto, Utzon visitou Paris e entrou em contato com mestres modernistas influentes como Le Corbusier e escultor Henri Laurens. Ele também aproveitou de bolsas de estudo para visitar os Estados Unidos, que viria a ser uma experiência formativa.
Aqui, nos desertos do Arizona, Utzon visitou a casa de ícone americano Frank Lloyd Wright, cujo estilo pioneiro da arquitetura orgânica, que espaço aberto valorizada e continuidade entre exterior e interior, provaria influentes. Utzon também viajou para o México, as pirâmides maias, com as suas estruturas de plataformas horizontais fortes seria ressuscitado no projeto de Utzon para o Sydney Opera House e outras obras.
Paralelamente ao seu trabalho na Sydney Opera House, e depois de sua saída amarga, Utzon também foi encomendado para uma série de projetos na Dinamarca e no exterior, consolidando sua reputação como um dos arquitetos mais influentes da Dinamarca e um mestre modernista.
Projeto de Utzon para a Casa Kingo desenvolvimento na Dinamarca revelou a sua filosofia de design da arquitetura aditivo em que a estrutura arquitetônica desenvolve organicamente em relação com o meio ambiente e seus arredores. Para estas 63 unidades habitacionais, Utzon foi inspirado na arquitetura quinta dinamarquês, bem como o projeto pátio de casas chinesas e islâmicas.
Outra obra emblemática por Utzon é o seu projeto para a Igreja Bagsværd em Copenhague. Trazendo uma sensibilidade modernista e decididamente contemporânea a arquitetura da igreja, a igreja estava muito longe do teto abobadado ou domos elevados de igrejas tradicionais.Em vez disso, o projeto de Utzon para a Igreja Bagsværd apresenta uma estrutura do teto interior suavemente curvo que evoca enormes nuvens na atmosfera, juntamente com ampla iluminação natural que flui através de clarabóias. Nas próprias palavras de Utzon:. Eu derivado das nuvens à deriva sobre o mar ea costa [formação] um espaço maravilhoso em que a luz caiu através do teto - as nuvens - para baixo no chão representado pela costa e do mar "
Outros exemplos de seu trabalho pode ser visto em Melli Bank, em Teerã, a Assembléia Nacional do Kuwait, com a sua impressionante estrutura do telhado, bem como próprias casas do arquiteto em Hellebæk, Dinamarca e pode Lis e pode Feliz, em Maiorca, Espanha.
Em 2003, Jørn Utzon recebeu o mais importante prêmio da arquitetura, o Pritzker Prize por seu impressionante corpo de trabalho que transformou a paisagem arquitetônica, estendendo-se as possibilidades de o arquiteto pode alcançar. E, embora ele nunca mais voltou para Sydney, em 2004, a sala de recepção do Sydney Opera House foi rebatizado o quarto Utzon em homenagem ao arquiteto. Com o espaço interior totalmente projetado pelo arquiteto, Utzon declarou: "Ela (a nomeação) me dá o maior prazer e satisfação. Eu não acho que você pode me dar mais alegria como o arquiteto. Ele substitui qualquer medalha de qualquer tipo que eu poderia ter e tem. '

Por Stephanie Chang Avila
A viagem Cultura mostra o melhor da arte, cultura e viagens para todos os países do mundo. Dê uma olhada em nosso Dinamarca ou Europa seções para obter mais informações ou se envolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Pesquisar este blog