Páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2012

site: BrasilViagem.com





SÃO LUIS - PRESERVANDO TRADIÇÕES
Em São Luis é melhor esquecer o triangulo e a sanfona, já que o embalo fica por conta de outros instrumentos. Todos os anos, durante o mês de junho, simpáticos arraiais são espalhados pelos bairros de São Luis, onde existem mais de 100 grupos de bumba-meu-boi. Isso, sem contar os outros grupos como o de dança do coco, cacuriá, tambor de crioula, lelê e o caroço. Impossível vai ser não querer entrar na dança, arriscando uns passos, das diferentes coreografias.

Mas sem sombra de dúvidas, a brincadeira mais conhecida é o bumba-meu-boi, tradição popular que conta a história da Negra Catirina. A Negra, grávida, fica com desejo de comer a língua do boi predileto de seu amo. Assim, induz seu marido, Pai Francisco, a matar o animal. Os dois são descobertos e presos, só conseguindo a liberdade depois que um feiticeiro ressuscita o animal. Com o boi vivo, o amo fica tão alegre que manda fazer uma grande festa, e a comemoração se repete até os dias de hoje.

É possível assistir a todas essas danças e brincadeiras durante os ensaios que acontecem no mês de junho. Mas é na véspera do dia de São João que os grupos saem pelos arraias, após terem sido batizados por um ritual tradicional, que é repetido todos os anos.

O período mais quente da festa acontece no final de junho. Exatamente no dia 29, onde todos os grupos de bumba-meu-boi se concentram no Largo de São Pedro, desde a madrugada até a manhã, para homenagear o santo aniversariante.

Já no dia 30, o homenageado é São Marçal, num grandioso espetáculo, onde a cidade em peso se concentra no bairro do João Paulo para o Encontro dos Bois. Aí, já chegou o fim do período junino no resto do país, mas em São Luis a brincadeira continua pelo menos até outubro, com a morte do boi que teima em ressuscitar.

Fique por dentro
- No período de São João, todas as cidades citadas ficam bastante disputadas, assim, não deixe para a última hora e garanta já sua viagem.

- Como estratégia, as cidades só divulgam sua programação na última hora. Como Campina Grande e Caruaru estão separadas por 150 km, muitos forrozeiros freqüentam ambas as festas.

- Ir a uma dessas festas sem se caracterizar não tem graça. Não deixe de usar, pelo menos, um chapéu de palha para entrar no clima da festa.

- Para quem prefere viajar de carro: Campina grande fica a 130 km de João Pessoa pela BR-230. Já Caruaru fica a 130 km de Recife pela BR-232. Para chegar em São Luis a melhor opção é ir de avião.
Página 1 - TÁ TUDO DIFERENTE, SÔ!
Página 2 - CAMPINA GRANDE - O MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO
Página 3 - CARUARU - O MELHOR SÃO JOÃO DO BRASIL
Página 4 - SÃO LUIS - PRESERVANDO TRADIÇÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Pesquisar este blog