Páginas

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O conselho de George Saunders para Graduados

É longa temporada graduação passado, mas aprendemos recentemente que George Saunders fez o discurso de convocação na Universidade de Syracuse para a classe de 2013, e George teve a gentileza de enviar o nosso caminho e nos permite imprimi-la novamente aqui. Os toques fala sobre alguns dos momentos de sua vida e os temas maiores (em sua vida e obra), que George falou sobre no perfil que correu de volta em janeiro - a necessidade de bondade e de todas as coisas que trabalham contra o nosso realmente alcançá-la, o risco de se concentrar demais em "sucesso", o problema com nadando em um rio cheio de fezes de macaco.
George SaundersDamon Inverno / The New York TimesGeorge Saunders
Todo o discurso, estação graduação ou não, vale a pena ler, e está incluído abaixo.
Através dos tempos, uma forma tradicional evoluiu para este tipo de discurso, que é a seguinte: Alguns velhote, seus melhores anos atrás de si, que, ao longo de sua vida, fez uma série de erros terríveis ( que seria de mim ), dá conselho sincero de um grupo de brilhantes, jovens enérgicos, com todos os seus melhores anos pela frente (que seria você ).
E eu pretendo respeitar essa tradição.
Agora, uma coisa útil que você pode fazer com uma pessoa idosa, além de empréstimos de dinheiro a partir deles, ou pedindo-lhes para fazer um dos seus velhos tempos "danças", para que você possa assistir, ao rir, é perguntar: "Olhando para trás , o que você se arrepende? "E eles vão dizer. Às vezes, como você sabe, eles vão te dizer, mesmo que você não tenha solicitado. Às vezes, mesmo quando você pediu especificamente que não dizer, eles vão te dizer.
Então: O que eu me arrependo? Ser pobre de vez em quando? Não é verdade. Trabalhando em empregos terríveis, como "junta-extrator em um matadouro?" (E nem sequer perguntar o que isso implica.) Não. Eu não me arrependo disso. Skinny-dipping em um rio em Sumatra, um pouco tonto, e olhando para cima e vendo como 300 macacos sentados em um oleoduto, cocó para dentro do rio, o rio em que eu estava nadando, com a boca aberta, nu?E ficando gravemente doente depois, e ficar doente para os próximos sete meses? Nem tanto. Não lamento a humilhação ocasional? Como uma vez, jogar hóquei na frente de uma grande multidão, incluindo essa garota que eu realmente gostei, eu de alguma forma conseguiu, ao cair e emitindo um barulho estranho convulsa, a pontuação no meu próprio guarda-redes, ao mesmo tempo que envio o meu pau voando no meio da multidão, quase bater aquela garota? Não. Eu nem me arrependo disso.
Mas aqui está uma coisa que eu me arrependo:
Na sétima série, este novo garoto se juntou a nossa classe.No interesse de confidencialidade, o nome dela Speech Convocação será "ELLEN". ELLEN era pequeno, tímido.Ela usava esses óculos de gato de olhos azuis que, no momento, apenas senhoras de idade usava. Quando nervoso, que foi quase sempre, ela tinha o hábito de tirar um fio de cabelo na boca e mastigando-lo.
Então, ela veio para a nossa escola e nosso bairro, e foi ignorado, ocasionalmente provocado ("Seu sabor cabelo bom?" - Esse tipo de coisa). Eu podia ver isso machucá-la.Eu ainda me lembro do jeito que ela ficaria depois de tal insulto: olhos baixos, um pouco gut-chutes, como se, tendo apenas sido lembrado de seu lugar nas coisas, ela estava tentando, tanto quanto possível, a desaparecer. Depois de algum tempo ela se afastar, de cabelo vertente ainda em sua boca. Em casa, eu imaginava, depois da escola, sua mãe diria, você sabe: "Como foi o seu dia, querida", e ela dizia: "Ah, tudo bem." E a mãe dizia, "Fazendo amigos?" e ela iria "Claro, muito."
Às vezes eu vejo por aí sozinha em seu quintal da frente, como se estivesse com medo de deixá-lo.
E então - eles se mudaram. Era isso. Sem tragédia, não é grande trote final.
Um dia, ela estava lá, no dia seguinte ela não estava.
Fim da história.
Agora, por que eu lamento que ? Por que, 42 anos depois, eu ainda estou pensando sobre isso? Em relação a maioria das outras crianças, eu estava realmente muito bom para ela. Eu nunca disse uma palavra indelicada com ela. Na verdade, às vezes eu mesmo (mínimo) defendeu ela.
Mas ainda assim. Isso me incomoda.

Então aqui está algo que eu sei que é verdade, embora seja um pouco piegas, e eu não sei bem o que fazer com ele:
O que eu mais lamento em minha vida são as falhas de bondade. 
Aqueles momentos em que um outro ser humano estava ali, na minha frente, o sofrimento, e eu respondi ... sensata.Reservadamente. Suavemente.
Ou, para olhar para ele do outro lado do telescópio: Quem, na sua vida, você se lembra de mais carinho, com os sentimentos mais inegáveis ​​de calor?
Aqueles que estavam mais gentil com você, eu aposto.
É um pouco simplista, talvez, e certamente difícil de implementar, mas eu diria que, como um objetivo na vida, você poderia fazer pior do que: Tente ser mais gentil.
Agora, a pergunta de um milhão de dólares: Qual é o nosso problema? Por que não estamos mais gentil?
Aqui está o que eu penso:
Cada um de nós nasce com uma série de confusões internas que são, provavelmente, de alguma forma darwiniana. São eles: (1) nós somos central para o universo (ou seja, a nossa história pessoal é a história principal e mais interessante, aúnica história, na verdade), (2) que estamos separados do universo (há EUA e, em seguida, , lá fora, tudo o que outras porcarias - cães e swing-sets, eo Estado de Nebraska e de baixo pendurado nuvens e, você sabe, outras pessoas), e (3) estamos permanente (morte é real, ok, com certeza - para você, mas não para mim).
Agora, nós não realmente acreditar nessas coisas - intelectualmente sabemos melhor - mas acreditamos que eles visceralmente, e viver de acordo com eles, e eles nos levam a priorizar nossas necessidades sobre as necessidades dos outros, mesmo que o que realmente queremos, em nossos corações, é ser menos egoísta, mais consciente do que está realmente acontecendo no momento presente, mais aberta e mais amoroso.
Assim, a segunda pergunta de um milhão de dólares: Como podemos fazer isto? Como podemos tornar-se mais amoroso, mais aberto, menos egoísta, mais presente, menos delirante, etc, etc?
Bem, sim, boa pergunta.
Infelizmente, eu só tenho três minutos restantes.
Então deixe-me dizer isto. Não são maneiras. Você já sabe que, porque, em sua vida, houve períodos de alta bondade e períodos de baixa bondade, e você sabe o que inclinado para o primeiro e longe do último. Educação é bom, imergindo-nos em uma obra de arte: bom; oração é bom, bom de meditação, uma conversa franca com um amigo querido, estabelecer-nos em algum tipo de tradição espiritual - reconhecendo que tem havido inúmeros pessoas realmente inteligentes antes de nós, que pediram essas mesmas perguntas e deixou para trás respostas para nós.
Porque a bondade, ao que parece, é difícil - ele começa todos os arco-íris e cachorrinhos, e se expande para incluir ... bem, tudo .
Uma coisa a nosso favor: algumas dessas "tornar-se mais amável" acontece naturalmente com a idade. Pode ser uma simples questão de atrito: à medida que envelhecemos, passamos a ver o quão inútil é ser egoísta - como ilógico, realmente. Passamos a amar outras pessoas e são, assim, contra-indicado em nossa própria centralidade. Recebemos nossos traseiros chutados por vida real, e as pessoas vêm para a nossa defesa, e ajuda-nos, e nós aprendemos que não somos separados, e não quero ser. Vemos pessoas próximo e querido para nós cair fora, e estão gradualmente convencido de que talvez a gente também vai cair fora (um dia, um longo período de tempo a partir de agora). A maioria das pessoas, à medida que envelhecem, tornam-se menos egoísta e mais amoroso. Eu acho que isso é verdade.O grande poeta Syracuse, Hayden Carruth, disse em um poema escrito perto do fim de sua vida, que ele estava "na maior parte do amor, agora."
E assim, uma previsão, e meu sincero desejo para você: à medida que envelhecem, a sua auto irá diminuir e você vai crescer no amor. VOCÊ serão gradualmente substituídos pelo amor. Se você tem filhos, isso será um grande momento em seu processo de auto-diminuição. Você realmente não se importa com o que acontece com você, contanto que eles se beneficiam. Essa é uma razão que seus pais estão muito orgulhosos e felizes hoje. Um de seus maiores sonhos se tornou realidade: você tem feito algo difícil e tangível, que ampliou você como pessoa e vai tornar sua vida melhor, daqui em diante, para sempre.
Parabéns, pelo caminho.
Quando jovem, estamos ansiosos - compreensivelmente - para saber se temos o que é preciso. Podemos ter sucesso?Podemos construir uma vida viável para nós mesmos? Mas você - em especial que você, desta geração - pode ter notado uma certa qualidade cíclico ambição. Fazes bem em alta escola, na esperança de entrar em uma boa faculdade, para que possa fazer bem no colégio bom, na esperança de conseguir um bom emprego, para que possa fazer bem no bom trabalho para que você possa ....
E isso é realmente OK Se vamos tornar-se mais amável, esse processo tem de incluir levando-nos a sério - como praticantes, como realizadores, como sonhadores. Nóstemos que fazer isso, para ser o melhor de nós.
Ainda assim, a realização não é confiável. "Sucesso", o que isso pode significar para você, é duro, e da necessidade de fazê-lo constantemente se renova (o sucesso é como uma montanha que continua a crescer à frente de você enquanto você caminha), e há o perigo muito real de que "o sucesso "ocupará toda a sua vida, enquanto as grandes questões vão untended.
Então, rapidamente, o conselho de fim-de-discurso: Uma vez que, de acordo com a mim, sua vida vai ser um processo gradual de tornar-se mais amável e mais amoroso: Apresse-se. Acelerá-lo. Comece agora mesmo. Há uma confusão em cada um de nós, uma doença, na verdade: o egoísmo . Mas há também uma cura. Então, ser um bom paciente e pró-ativa e até mesmo um pouco desesperada em seu próprio nome - procurar os mais eficazes medicamentos anti-egoísmo, energicamente, para o resto de sua vida.
Fazer todas as outras coisas, as coisas ambiciosas - viagens, ficar rico, ficar famoso, inovar, liderar, se apaixonam, fazem e perdem fortunas, nadar nu em rios selvagens da selva (após o primeiro tê-lo testado para o macaco cocô) - mas como você faz, na medida em que você pode, erra na direção da bondade . Fazer aquelas coisas que você incline em direção às grandes questões, e evitar as coisas que reduziriam você e fazer você trivial. Essa parte luminosa de você que existe além da personalidade - a sua alma, se você quiser - é tão brilhante e reluzente como qualquer que jamais foi. Brilhante como Shakespeare, brilhante como Gandhi, brilhante como Madre Teresa. Limpar tudo o que o mantém separado deste lugar luminoso segredo. Acredite existe, vir a conhecê-lo melhor, alimentá-la, compartilhar seus frutos incansavelmente.
E um dia, em 80 anos, quando você estiver 100, e eu sou 134, e estamos ambos tipo assim e amando estamos quase insuportável, mande-me uma linha, deixe-me saber como sua vida tem sido. Eu espero que você vai dizer: Foi tãomaravilhoso.
Parabéns, Class of 2013.
Desejo-lhe muita felicidade, toda a sorte do mundo, e um belo verão.

Este post foi revisado para refletir a seguinte correção:
Correção: 09 de agosto de 2013
Uma versão anterior deste post escrito incorretamente o nome de Madre Teresa como Theresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Pesquisar este blog