Páginas

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A polêmica compra da Tim pela Vivo

População opina sobre o que pode acontecer caso o negócio seja confirmado nos próximos meses


Vivo e Tim podem se unir e dominar mais de 50% do mercado de telefonia celular no Brasil.
Por Michelle SantirocchiRepórter Dom Total
Uma possível fusão entre as grandes empresas de telefonia Vivo e Tim está dando o que falar. A Telefónica, que é dona da Vivo, anunciou na terça-feira (24), uma acordo em que aumentaria de 46% para 66% sua participação na Telco, maior acionista da Telecom Italia (Tim). O negócio, porém, ainda não foi oficialmente comunicado à Anatel e ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Caso a Telefónica passe a controlar também a Tim, dominaria mais de 50% do mercado de telefonia celular no Brasil. A Vivo detém 29% do mercado de telefonia móvel no Brasil. A TIM vem em segundo lugar, com 27%, de acordo com dados da Anatel. 

Nesta quarta feira (25), o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, se mostrou contrário à fusão, alegando que o fato seria algo muito negativo para a população já que resultaria em um recuo da competição de mercado. Sua opinião, porém, foi contestada pela presidente Dilma Rousseff. Ela desautorizou as declarações do ministro e disse que a opinião dele não reflete necessariamente a posição oficial do governo. A presidente ressaltou que quem deve determinar a chance da Telefónica controlar as duas operadoras de telefonia é o Cade, órgão responsável pela garantia de livre concorrência.

Reclamações

As duas empresas são grandes alvos de reclamações. De acordo com dados do Procon-SP desta quinta-feira (26), a Vivo é a recordista do ranking geral de com 8.957 reclamações em 2013 no Estado. A Tim ficou com a sexta colocação com 3.322 atendimentos.  

No “Reclame Aqui”, a Vivo é alvo de 46.451 em um ano em todo o país. Neste caso, as questões envolvem todos os produtos oferecidos pela Vivo: telefonia fixa, celular, internet e TV. Desse total, apenas uma reclamação foi respondida pela empresa. Já a Tim recebeu 44.219 reclamações nos últimos doze meses. Dessas, nenhuma foi respondida. 

O “Reclame Aqui” é um site em que as pessoas podem fazer reclamações sobre produtos, serviços e atendimento de qualquer empresa. 

Diante desta polêmica, o DomTotal foi às ruas e perguntou à população: você concorda com a compra de parte da Tim pela Vivo? Você já teve algum problema com alguma operadora de celular? 

Bruna Ribeiro Godinho, 34 anos, professora

Nunca tive problemas, mas de uns dias para cá a Tim está péssima. Acho que a Vivo está melhor que a Tim, então, se for para melhorar para os clientes, até concordo. 

Natália Bragança, 28 anos, assistente comercial

Acredito que a junção de duas grandes operadoras seja positiva desde que traga benefícios para seus clientes. Minha maior reclamação da Tim é quanto ao sinal que é péssimo e acho que a grande maioria dos clientes concorda comigo. Quanto a Vivo eu não conheço, mas espero que juntas trabalhem para melhorar cada vez mais os serviços, atendimentos e principalmente, o sinal.

Carlos Henrique Gonçalves, 30 anos, funcionário público

Sou contra por conta do domínio de mercado que teria (quase um monopólio).
Problemas com operadora sempre tenho, principalmente por questões de sinal e cobrança indevida.

Paula Facirolli, 29 anos, jornalista

Concordo. Se for pra trazer benefícios ao consumidor como queda de preço, melhor atendimento e funcionamento, e ainda concorrer com a Claro, repassando novas promoções aos clientes, eu concordo.
Eu já tive problemas com a Tim cuja ligação cai toda hora e em muitos locais fica sem sinal.

Newton Márcio Melo Silva, 58, engenheiro civil

Sou contra a fusão porque com as duas grandes unidas, corre o risco de ficar sem concorrência. O monopólio é sempre ruim, pois a empresa domina o preço e os usuários que acabam pagando por isso. Acho que a falta de concorrência não é bem vista. Nunca tive problemas com a minha operadora, mas na hora de assinarmos um contrato, sempre têm aquelas letras miudinhas que não lemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Pesquisar este blog