Páginas

quarta-feira, 19 de março de 2014

Brasil

|  Cidades  |  Ciência e Tecnologia  |  Concursos  |  Educação  |  Eleições 2012  |  Política  |  Saúde  | 
19/03/2014  |  domtotal.com

Ministro é questionado sobre uso de aviões da FAB

“Consultei previamente a AGU [Advocacia Geral da União] sobre a possibilidade de levar minha esposa na viagem e eles autorizaram sua ida”, explicou o ministro da Saúde Arthur Chioro.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, foi questionado na tarde desta quarta-feira sobre uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao citar notícia publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, que acusa Chioro de ter usado o avião da FAB para tomar posse como professor da Unifesp, deputado Fernando Francischini (SDD-PR) quis saber detalhes sobre a questão. Chioro respondeu que ainda não havia sido exonerado quando o voo foi efetuado.

Francischini questionou também se o ministro voltou a usar aeronave da FAB, desta vez com sua esposa, durante as atividades de combate à epidemia de HIV/Aids e hepatite durante o carnaval.
O parlamentar lembrou que o regulamento sobre o uso do avião prevê apenas transporte de emergência ou de autoridades, não prevendo o caso de ex-ministros ou de esposas de ministros.

Em resposta, o ministro afirmou que foi uma agenda de trabalho estafante em diferentes cidades sobre o combate às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). “Consultei previamente a AGU [Advocacia Geral da União] sobre a possibilidade de levar minha esposa na viagem e eles autorizaram sua ida”, relatou.

O ministro participa, nesta tarde, de audiência da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle para falar sobre o regime de contratação dos médicos cubanos pelo governo brasileiro no programa Mais Médicos.
Agência Câmara/DomTotal

Encargos

19/03/2014 |  domtotal.com 

Situacao brasileira


 


 
 





OUTRAS encargos

Meio Ambiente

19/03/2014  |  domtotal.com

Outono será de temperaturas mais amenas

Neste ano, assim como em 2013, o outono não sofrerá a influência de fenômenos naturais como o El Niño e La Niña. Assim, deve apresentar condições atmosféricas normais da estação.
O outono começa nesta quinta-feira (20/03) e, com o seu início, virão os dias típicos da estação que se caracterizam por temperaturas mais quentes pela manhã e mais frias no final do dia. A estação terá início oficialmente às 13h57 do dia 20 de março e termina às 7h51 de 21 de junho próximo. De acordo com o meteorologista Arthur Chaves de Paiva Neto, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a passagem de frentes frias que antes causavam pancadas fortes de chuva começa a provocar quedas de temperatura, semelhantes àquelas de inverno, enquanto o volume das chuvas diminui.

Outra característica importante é que, no decorrer da estação, a atmosfera torna-se gradativamente mais seca, podendo atingir valores abaixo de 30% de umidade relativa do ar, em alguns dias de maio e junho. As condições de tempo apresentam mudanças relativamente rápidas, com maior probabilidade de ocorrência de nevoeiros e geadas nas primeiras horas do dia nas regiões serranas do Estado.

Segundo Arthur Chaves, durante a estação é possível ainda a formação de inversão térmica, fenômeno que ocorre quando a temperatura da atmosfera na superfície é menor do que nos níveis acima, impedindo a rápida dissipação dos poluentes e, consequentemente, piorando a qualidade do ar nas cidades. A inversão térmica acontece com maior frequência no final de maio e em junho.

Neste ano, assim como em 2013, o outono não sofrerá a influência de fenômenos naturais como o El Niño e La Niña e, por isso, deve apresentar condições atmosféricas próximas às usuais na maioria das regiões. No Sul de Minas, Zona da Mata e nas regiões Oeste e Central do estado, as temperaturas médias ficarão um pouco acima do normal para a estação, com a possibilidade de que, em alguns dias, os termômetros fiquem acima ou abaixo dos valores esperados.

Com relação às chuvas, o meteorologista da Cemig afirma que há previsão de dois períodos distintos durante a estação. No primeiro, que prossegue até o final de abril, são esperados valores abaixo da média de chuvas para o Norte e Leste de Minas e na média para as demais regiões. Já no segundo período, que corresponde aos meses de maio e junho, a possibilidade é de que as chuvas fiquem acima da média para a estação em todo o Estado, ressaltando que a média das chuvas durante o outono é bem menor que aquela apresentada no verão.
Agência Minas

Mundo

19/03/2014  |  domtotal.com

Malaysia: por que não usaram o celular?

Ausência de chamadas ou de e-mails durante vôo pode ser um indício.
Bangcoc (AFP) - Em tempos de smartphones e redes sociais, surpreende o fato de os passageiros do voo desaparecido MH370, da Malaysia Airlines, não terem contactado seus familiares, como fizeram os dos atentados de 11 de setembro de 2001.

Após mais de 10 dias de investigação sobre o desaparecimento do Boeing 777 com 239 pessoas a bordo, esta ausência de chamadas ou de e-mails pode ser um indício.

Diante do que se apresenta como um dos maiores mistérios da história da aeronáutica, isto pode indicar que o avião voava alto, ou acima da água, ou que os passageiros ficaram inconscientes, devido, por exemplo, à despressurização da cabine.

Segundo os especialistas, quanto mais perto estivessem de uma rede de telefonia terrestre, maior teria sido a possibilidade de usar seus celulares ou outros aparelhos eletrônicos.

No entanto, muitos são céticos sobre a possibilidade de estabelecer contato telefônico e de mantê-lo em voo e em grande velocidade, em particular em altitude de cruzeiro.

Para estabelecer um contato entre um telefone celular e uma rede ("handshake") é necessário um sinal suficientemente forte de ambas as partes.

Para o consultor de telecomunicações Koh Chee Koon, esta conexão é teoricamente possível se o avião estivesse voando a uma altitude de entre 23.000 pés (7.000 metros) e 45.000 pés depois de ter perdido contato com o controle de tráfego aéreo, como indicam informações não confirmadas.

Mas dada a potência limitada dos celulares comuns, e o obstáculo que significa o interior do avião, "é preciso ter sorte" para conseguir uma conexão de qualidade aceitável.

Os aviões utilizados nos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos voavam a uma altura relativamente reduzida, abaixo de uma zona coberta por redes de telefonia móvel.

Além disso, a maioria das chamadas teriam sido realizadas a partir dos telefones a bordo, e não de celulares.

Algumas companhias aéreas permitiram recentemente o uso de telefones celulares no voo, graças à instalação de uma rede dentro da aeronave. Mas este serviço não estava disponível no voo MH370, segundo a Malaysia Airlines.

Análises de dados telefônicos

Sem este sistema, um telefone celular não pode ser utilizado acima de 500 metros de altura em um avião de linha e não deve estar muito longe de uma torre, segundo A.K. Dewdney, professor de informática da universidade de Ontário ocidental, no Canadá.

"Nenhum telefone celular pode conseguir (se conectar) a um avião no meio do oceano, inclusive em baixa altitude", garante.

Em todo caso, "em uma altitude de cruzeiro normal, nenhum telefone celular pode entrar em contato com a terra firme", insistiu Dewdney, que realiza pesquisas sobre este tema após o 11 de setembro.

O presidente da Malaysia Airlines, Ahmad Jauhari Yahya, explicou na segunda-feira que não havia provas de que nenhum passageiro tivesse tentado telefonar, mas indicou que milhares de dados telefônicos ainda precisam ser analisados.

Os meios de comunicação chineses explicaram que familiares dos passageiros tentaram contactá-los após o desaparecimento do avião e que os telefones haviam tocado.

Mas os especialistas apontam que não significa que os aparelhos tenham funcionado.

Ainda que ninguém tenha tentado telefonar a partir do avião, a análise das tentativas de contato entre uma rede e telefones a bordo, que alguns passageiros poderiam ter deixado ligados, pode fornecer indícios sobre a trajetória do avião após seu desaparecimento.

Mas para rastrear estes "handshakes", os investigadores enfrentam a dificuldade de conhecer cada número de identificação dos telefones de passageiros, assim como os dados de operadoras nos países que podem ter sobrevoado, alguns dos quais, como Mianmar, ainda dispõem de redes embrionárias.

Depois de ter dado meia volta cerca de uma hora após decolar de Kuala Lumpur e de ter atravessado a Malásia, o Boeing provavelmente sobrevoou alguma região coberta por uma rede.

Mas, posteriormente, as possibilidades de "handshakes" dependem da altitude do avião e de sua proximidade com as torres sobrevoadas.

"A polícia rastreia sempre os telefones celulares a partir da última chamada realizada", segundo Ken Dulaney, analista do gabinete de investigações Gartner. Mas apenas é possível se estiverem perto de uma rede.
AFP


 
 





Outras notícias

♫♥♫♫♥♫ THEME FROM SILK ROAD - Kitaro

Especiais As duas solidões do ser humano

17/03/2014  |  domtotal.com

O deserto e o jardim

Estar só, saber estar só é uma conquista que exige esforço, exercício, audácia. Vale a pena.
Por Enzo Bianchi*
 Solidão: uma palavra que habitualmente soa como negativa, que causa medo, porque remete à imagem de um pântano desolado, a uma situação fechada, de isolamento, até mesmo de reclusão na prisão. Quando se afirma que alguém está sozinho, diz-se isso com um sentimento de pena, de compaixão. Gabriel Marcel chegou a confessar: "Não há a não ser um sofrimento: o estar só", bem sabendo que muitos homens e muitas mulheres estão condenados a sofrer essa situação. E Victor Hugo escreveu laconicamente: "O inferno está todo nesta palavra: solidão".
Mais do que solidão, devemos, porém, falar de solidões, no plural, porque muitas são as formas nas quais a solidão pode aparecer, e de fato aparece, nas nossas vidas. Acima de tudo, há uma solidão a ser lida como uma espécie de destino, isto é, a solidão em que nos precipitamos em um certo ponto da vida, quando a morte nos arranca aqueles que nos permitiam não ficar sozinhos.
Essa é, por exemplo, a solidão do órfão que, perdendo a mãe ou o pai, não tem mais ao seu lado aquela presença que era a carne, a vida da qual viera, não tem mais aquela referência ao "tu" que o tinha acompanhado na sua vinda ao mundo. Tempos atrás, a solidão do órfão era um tema da literatura, principalmente para a dos jovens, um tema atestado de modo quase obsessivo; hoje, ao invés, ele foi removido, como se não se registrasse mais a morte de algum pai, que determina para o filho, criança ou adolescente, uma situação de triste solidão.
Solidão ligada a uma perda também é a de quem está privado do seu amante/amado. Eugenio Montale escrevia na morte da esposa: "Eu desci, dando-te o braço, ao menos um milhão de escadas / e agora que tu não estás, é o vazio a cada degrau". Sim, nessa solidão-destino, só se pode gemer, chorar, lamentar: o pranto é a única coisa necessária e parece também ser o único remédio possível.
Uma outra solidão negativa é a do isolamento. Às vezes, muitas vezes a partir de inícios silenciosos e escondidos, acontece de estarmos sozinhos, isolados, porque todos estão longe, porque não estamos mais perto de ninguém. A manifestação extrema dessa solidão é a prisão, onde somos jogados para longe da vida, dos afetos, do escorrer cotidiano da existência.
Um mundo em fuga
Hoje, porém, de fato, muitos aportam nesse isolamento mesmo sem chegar a essa situação limite: chegam a ela principalmente por causa de "um mundo em fuga" (Anthony Giddens), de uma sociedade marcada pela velocização, em que o indivíduo não tem mais tempo para dar aos outros a sua própria presença.
Parece impossível, mas essa distância nasce dos próprios filhos, dos próprios entes queridos, e a estranheza se afirma porque os laços se mostram frágeis e são facilmente afrouxados ou mesmo truncados. É o estado em que se encontram muitos idosos, pensionistas, inválidos e doentes, abandonados em parte ou totalmente por aqueles que, empenhados em viver, não têm mais o cuidado por aqueles que não conseguem "permanecer na vida", "correr" como eles. Esses idosos estão – se poderia dizer – sob prisão domiciliar, porque estão impedidos pela sua condição física de se moverem como antigamente.
Depois, há a solidão de quem vive o sentimento da estranheza: esta é sobretudo um mal-estar psicológico e intelectual. Tal solidão é mais rara e é uma enfermidade que aflige pessoas na posse de uma certa educação, de uma certa cultura. Não se trata de apatia ou de falta de interesses, mas sim de uma rejeição do que está ao redor, do ar que se respira. É um sentimento estranho aos outros. Este, em resumo, é a solidão de quem pensa que os outros são o inferno... E depois há as solidões fecundas.
Estar só, saber estar só é uma conquista que exige esforço, exercício, audácia. Sem a solidão e sem o silêncio, como poderíamos conhecer a nós mesmos, escavar em nós mesmos, enxertar conscientemente em nós mesmos germes de comunhão?
Mas é preciso a coragem de se retirar, de fazer anacorese, de se afastar do cotidiano, do próprio empenho, dos próprios vínculos: e isso não para renegá-los, mas sim para se distanciar do que saiu de nós, do que foi gerado por nós, mas não está dentro de nós.
É um sair do turbilhão cotidiano para se afirmar: "Senta-te e vai´´, dizia um padre do deserto.
É nessa fase da solidão assumida que a música, a leitura, a vista de uma imagem, a contemplação de uma planta ou de uma pedra são eloquentes, nos fazem perguntas, acenam a respostas, nos fazem tremer de alegria, nos fazem chorar... "Beata solitudo, sola beatitudo!", gritava Bernardo de Claraval.


Novo 'Guerra nas estrelas' se passará 30 anos após 'O retorno de Jedi'

Executivo da Disney divulgou informação durante reunião de acionistas.
Ainda sem elenco definido, filme será lançado em dezembro de 2015.

Da Reuters

Luke Skywalker e Darth Vader em 'O retorno de jedi' (Foto: Divulgação)Luke Skywalker e Darth Vader em 'O retorno de jedi' (Foto: Divulgação)
O próximo filme da franquia "Guerra nas estrelas" se passará 30 anos depois do "Episódio VI: O retorno de Jedi", disse o executivo-chefe da Disney, Bob Iger, nesta terça-feira (18), na reunião anual de acionistas da empresa.
A Disney comprou a LucasFilm, produtora de "Guerra nas estrelas", por US$ 4,05 bilhões  em 2012 e anunciou que vai lançar três novos filmes da popular série de ficção científica. Os fãs estão aguardando avidamente os detalhes do próximo filme, "Star Wars: Episódio VII".
"O retorno de Jedi" foi o terceiro filme da primeira trilogia de "Guerra nas estrelas", lançada entre 1977 e 1983. A série se passa em uma galáxia muito, muito distante no passado.
Iger não revelou nenhuma informação sobre o elenco, além de confirmar o retorno do personagem robô R2D2. O site oficial de Guerra nas estrelas postou na segunda-feira que os novos filmes terão "um trio de novos protagonistas jovens, bem como alguns rostos muito familiares" e que as filmagens começariam em maio nos estúdios Pinewood, de Londres.
Por mais de um ano surgiram rumores sobre se alguns dos atores da franquia, como Harrison Ford e Carrie Fisher, estariam de volta. Revistas especializadas indicaram que para o novo elenco estavam sendo considerados nomes como Lupita Nyong'o, ganhadora do Oscar, e o ator Adam Driver, da série "Girls".
A franquia "Guerra nas estrelas" foi criada pelo diretor George Lucas e abrange seis filmes que arrecadaram mais de US$ 4,4 bilhões nas bilheterias de todo o mundo desde que o primeiro foi lançado, em 1977.

sábado, 8 de março de 2014

Cão é flagrado brincando sozinho e vira sensação na Internet -

Cão é flagrado brincando sozinho e vira sensação na Internet -

MANOEL EVANGELISTA: sofrimento da alma

MANOEL EVANGELISTA: sofrimento da alma: SOFRIMENTO DA ALMA. Está presa! E presa nessa carcaça atual, Ficará presa por algum tempo, garanto. E não adianta nada, nem risada nem p...

Lenine - Todas Elas Juntas Num Só Ser

quinta-feira, 6 de março de 2014

Mundo

06/03/2014  |  domtotal.com

Síria: armas químicas teriam vindo do Exército

Autores tiveram equipamentos para manipular grandes quantidades de produtos químicos.
Por Stephanie Nebehay
Genebra - As armas químicas utilizadas em dois incidentes na Síria, no ano passado, parecem ter vindo de arsenais do Exército sírio, disseram os investigadores da Organização das Nações Unidas sobre direitos humanos, na quarta-feira, em um relatório que trouxe novas descobertas.
A equipe de peritos independentes, liderada pelo brasileiro Paulo Pinheiro, afirmou que até agora eles confirmaram que gás sarin foi utilizado em três incidentes: no subúrbio de Damasco de al-Ghouta em 21 de agosto, em Khan al- Assal perto de Aleppo em março de 2013 e em Saraqeb, perto da cidade de Idlib em abril passado.
Os dois primeiros ataques tiveram "as mesmas características singulares" , de acordo com a equipe de mais de duas dezenas de investigadores, que incluem um consultor militar.
"As evidências disponíveis sobre a natureza, a qualidade e a quantidade de agentes utilizados em 21 de agosto indicam que os autores provavelmente tiveram acesso ao arsenal de armas químicas do Exército sírio, bem como a experiência e os equipamentos necessários para manipular com segurança grandes quantidades de produtos químicos", informou o relatório dos investigadores da ONU.
"Com relação ao incidente em Khan al-Assal em 19 de março, os agentes químicos utilizados no ataque têm as mesmas características singulares dos usados em al-Ghouta", afirmou.
Pinheiro disse que sua equipe investiga até 20 incidentes em que foram usadas armas químicas.
O investigador-chefe das ONU Ake Sellstrom, que liderou uma equipe de inspetores na Síria, informou em dezembro que armas químicas foram provavelmente usadas em cinco dos sete ataques investigados, mas não apontou responsabilidades.
Sellstrom, sem apontar categoricamente responsáveis, disse em janeiro que era "difícil de ver" como a oposição poderia ter manipulado os produtos químicos.
O governo sírio e a oposição acusam um ao outro do uso de armas químicas, proibidas pelo direito internacional.
O presidente Bashar al-Assad concordou em destruir suas armas químicas, após a revolta internacional com o ataque com gás sarin em Ghouta em agosto, o mais grave em todo o mundo em 25 anos. O ataque desencadeou uma ameaça de ataque militar pelos Estados Unidos, que foi evitada após Assad se comprometer a abandonar armas químicas.
Pinheiro disse na quinta-feira que a sua investigação se baseou nas conclusões da missão Sellstrom para avançar.
"Mas nós tínhamos feito outras investigações em termos de entrevistas com especialistas, entrevistas com funcionários envolvidos", disse Pinheiro.
Sua equipe entrevistou um grande número de pessoas, incluindo médicos, vítimas, jornalistas e desertores.
Ele não foi capaz de estabelecer um número de vítimas verificável dos ataques, acrescentando: "O que podemos dizer é que, pelo menos, várias centenas de pessoas foram afetadas".
A Síria tem enviado para o exterior cerca de um terço do seu estoque de armas químicas, incluindo o gás mostarda, para a destruição, informou uma agência de vigilância global na terça-feira.
Reuters

06/03/2014  |  domtotal.com

Bebê pode ter sido curado do HIV

Porém, médicos não afastam a possibilidade do vírus voltar ou estar oculto
Uma menina nascida com o vírus da aids mantém-se sem sinais da infeção 11 meses depois de ter sido submetida a tratamento com antirretrovirais. É o segundo caso conhecido no mundo, segundo as agências de notícias internacionais.

Nascida no subúrbio de Los Angeles, nos Estados Unidos, em abril do ano passado, a menina recebeu tratamento com antirretrovirais quatro horas depois de ter nascido. Quase um ano depois, não tem sinais da infecção e os médicos estão otimistas, apesar de não afastarem a possibilidade de o HIV voltar ou estar oculto nos tecidos, dizem as agências.

Trata-se do segundo caso idêntico no mundo, depois de, no ano passado, ter sido anunciado que um bebê norte-americano recebeu tratamento nas primeiras horas de vida. Agora com 3 anos, a menina parece estar livre do vírus.

O caso mais recente, apresentado hoje (6) durante uma conferência científica em Boston, é recebido pelos médicos com otimismo, sobretudo pela rapidez do desaparecimento do vírus.

"O que é mais notável em relação a este bebê é a rapidez com que o vírus desapareceu, os testes de DNA estavam negativos quando tinha seis dias e continuaram negativos despois", disse Yvonne Bryson, professora de pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia.
Agência Brasil

Mundo

06/03/2014  |  domtotal.com

Papa Francisco é indicado a Prêmio Nobel da Paz

O Papa Francisco está entre os candidatos ao Prêmio Nobel da Paz, segundo anunciou o diretor do Instituto Nobel, Geir Lundestad, ao apresentar a lista de 278 nomes escolhidos, informou a agência italiana Ansa.

A candidatura acontece poucos dias antes de Jorge Bergoglio completar, em 13 de março, o primeiro aniversário de seu pontificado.

A comissão do Nobel vai reduzir a lista a uma dúzia de nomes antes do final de abril e, finalmente, o escolhido será anunciado em 10 de outubro, em Oslo, na Noruega, de acordo com a Ansa.

Entre os candidatos também está o presidente russo, Vladimir Putin, que foi eleito por seu papel na crise da Síria, mas atravessa um conflito com a Ucrânia, que poderá desencadear em uma guerra na Crimeia.

Também aparece na lista Edward Snowden, ex-funcionário da CIA a serviço da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, que denunciou a existência de uma rede norte-americana de espionagem global, e hoje está refugiado na Rússia. "Tivemos um número crescente de indicações de pessoas de países que nunca antes haviam apresentado candidatura", disse Lundestad ao anunciar, em Oslo, os indicados.

O recorde anterior foi estabelecido no ano passado, quando houve 259 candidatos, entre os quais acabou vencendo a Organização para a Proibição de Armas Químicas, premiada por seus "grandes esforços" para eliminar esses arsenais.

 
Agência Brasil

Mundo

06/03/2014  |  domtotal.com

Conselho da OEA discute hoje crise na Venezuela

O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) deve se reunir na tarde de hoje (6) para debater os problemas que a Venezuela enfrenta há três semanas, com protestos diários de estudantes e opositores ao presidente Nicolás Maduro. O organismo divulgou que a reunião terá caráter privativo, sem cobertura da imprensa.

"A reunião não será aberta aos meios de comunicação", diz o documento de convocação da sessão a ser realizada na sede da OEA em Washington. Segundo o Conselho, o objetivo é "analisar o pedido do Panamá, para que ministros de Relações Exteriores dos países-membros sejam convocados para avaliar o que está acontecendo na Venezuela".

O caráter privado da reunião provocou reações negativas na imprensa venezuelana já que, usualmente, o Conselho Permanente transmite as sessões por meio do portal eletrônico da OEA. A decisão de não transmitir a sessão foi da presidência do Conselho, atualmente a cargo da República Dominicana.

Além das reações negativas internas, divulgados sobretudo pela imprensa estatal venezuelana, alguns países membros da OEA também manifestaram repúdio à decisão. Canadá, Chile, Peru e Panamá - que pediu o encontro - solicitaram que a sessão seja pública.

O embaixador do Panamá perante a OEA, Arturo Vallarino, disse que a reunião foi solicitada para "chamar a atenção dos membros da organização em relação à necessidade de adotar ou não medidas dirigidas para conter a aparente crise na Venezuela".

O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, afirmou, entretanto, que não acredita que haja uma "distorção massiva da democracia na Venezuela". Em declarações à imprensa em Washington, ele lamentou que a reunião não seja realizada de forma pública. "Entretando, ainda existe a possilidade de que, antes do começo da reunião, um país-membro peça que o encontro seja aberto para os meios de comunicação", acrescentou.

Para que uma mudança no caráter privado da reunião seja aprovada, a maioria simples do Conselho, ou 18 membros da OEA, devem aprovar a medida.

Insulza também declarou que não acredita que existam razões para aplicar os artigos 20 e 21 da Carta Democrática da OEA, na Venezuela. "Estamos muito longe disso e não vamos fazer isso", disse durante uma intervenção no Centro de Estudos Internacionais e Estratégicos de Washington.

A Carta Democrática Interamericana é um instrumento regional do Organismo que específica regras e condições para "a restituição democrática" em países da região. Na prática, representaria interferência externa em situações de ruptura de democracia.

O secretário-geral afirmou que, ainda que  "em sua opinião existam problemas de independência do poder judiciário e restrições de liberdade de expressão no país", ele não considera que exista "uma destruição clara e massiva da democracia".

A convocação da sessão provocou reações também na Venezuela. O presidente Nicolás Maduro rompeu relações diplomáticas e políticas com o governo do Panamá, devido à solicitação da reunião.
Agência Brasil

06/03/2014  |  domtotal.com

Rio se transforma em lixão após greve dos garis

Os grevistas calculam que a adesão à paralisação é de cerca de 70% dos profissionais.
O quinto dia da greve dos trabalhadores da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) do Rio de Janeiro transformou a Cidade Maravilhosa em um lixão, no momento em que a mesma recebe milhares de turistas que vieram para o Carnaval.

Parados desde o sábado passado, os garis exigem aumento salarial, pagamento de horas extras e reajuste do auxílio refeição, entre outras reivindicações.

A Comlurb informou à AFP que as ruas estarão limpas até a sexta-feira, com a ajuda de lixeiros contratados em janeiro passado, mas que ainda não começaram a trabalhar.

Em meio à crise, toneladas de lixo se acumulam nas ruas e calçadas da cidade, da zona sul à zona norte, unindo Ipanema, Centro e Cidade de Deus, em uma situação agravada pela passagem dos blocos carnavalescos.

Em meio a situação caótica na limpeza urbana, o Rio recebe quase 1 milhão de turistas, que observam incrédulos a situação da cidade.

O carnaval oficial terminou nesta quarta-feira, mas os blocos continuam arrastando milhares de pessoas e mais lixo para as ruas do Rio, que no sábado terá o desfile das campeãs, no Sambódromo.

A Justiça declarou a greve ilegal e impôs uma multa de 50 mil reais por dia de paralisação, mas o movimento não tem o apoio do sindicato da categoria.

A prefeitura propôs reajustar os salários dos cerca de 15 mil garis do Rio em 9%, mas a maioria dos lixeiros rejeitou a proposta, informou a Comlurb.

Segundo o movimento, cerca de 70% dos garis aderiram à paralisação.

A Comlurb começou a despedir os grevistas e cerca de 300 funcionários da empresa já receberam o aviso de demissão.
AFP

quinta-feira, 6 de março de 2014

Um terço das européias JÁ FOI Vitima de Violência

Texto Francisco Pedro | Foto FM | 2014/06/03 | 07:17
Um Estudo Realizado a Partir de Mais de 40 mil Entrevistas concluiu that cinco POR Cento das Mulheres Tera Sido Vitima de Pelo Menos violação UMA. Em 22 POR Cento dos Casos de Violência Física UO sexual, o agressor FOI o companheiro
IMAGEM

Um terço das Mulheres européias, OU SEJA Perto de 62 Milhões, JA sofreu golos los sândalo Momento da SUA Vida Violência Física UO sexual, SEGUNDO UM Estudo da Agência de Direitos de Fundamentos da União européia. A Análise de FOI Feita COM Entrevistas EM Pessoais base de um 42 Mulheres Mil, com Idades Entre OS 18 e OS 74 Anos, e permitiu concluir also that cinco POR Cento das cidadãs européias JÁ FOI vitima de violação UMA.  according to OS Dados recolhidos, verificação -se Opaco 12 POR Cento das européias FORAM vitimas de Violência sexual Antes de cumprirem OS 15 años e 35 POR Cento sofreram also Violência Física e Psicológica enquanto children. Um DAS chegada Novas Tecnologias ea Evolução NAS Comunicações also influenciou O Retrato da Violência sobre como Mulheres.  Devido a UMA Maior Presença NAS Redes sociais, nos Meios de Comunicação e AO USO Das MENSAGENS instantâneas, como Raparigas com Idades Entre OS 18 e OS 29 Anos MAIS ficaram expostas EAo Olhos DOS abusadores. Cinco POR Cento admitiram ter sofrido JÁ «cyberbullying».  Perante Este Cenário, Os Especialistas Comunitários defendem uma necessidade de harmonização UMA Melhor na Recolha de Dados sobre Violência contra Mulheres e como exigem AOS governos europeus Opaco considerem ESTE TIPO de crimes Como «hum túmulo Problema de INTERESSE Público »e Localidade: Não UMA Questão de índole Privado. Tambem recomendam o Reforço da Formação do Pessoal Que trabalha com como vitimas.





http://www.fatimamissionaria.pt/artigo.php?cod=29135&sec=8

Rede Anti-Pobreza pede uma Europa mais social

MUNDO
Combate à pobreza

Texto Juliana Batista | Foto Lusa | 06/03/2014 | 16:40
Partilhando o que existe, de forma equitativa e sustentável, é possível erradicar a pobreza
A Rede Anti-Pobreza lançou a campanha «Eleger Defensores para uma Europa Social» a propósito das eleições para o Parlamento Europeu. A iniciativa pede que políticos e cidadãos assinem um compromisso para defender uma estratégia no combate à pobreza
IMAGEM
As eleições para o Parlamento Europeu, agendadas para o próximo dia 25 de maio, motivaram a Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) a lançar a campanha europeia «Eleger Defensores para uma Europa Social», em parceria com os seus membros.
Através desta iniciativa, a EAPN pede que representantes políticos e cidadãos assinem um compromisso para defender no Parlamento Europeu a necessidade de criar «um pacto social para uma Europa social; uma estratégia da União Europeia eficaz no combate à pobreza, exclusão social, desigualdade e discriminação; uma democracia mais forte e a participação da sociedade civil e uma audição anual no Parlamento Europeu com pessoas em situação de pobreza».
Para que a luta contra a pobreza seja mais eficaz, a EAPN recorda que este «não é um problema de escassez de recursos», uma vez que evitando «a ganância e o desperdício» e partilhando o que existe «de forma equitativa e sustentável, através de uma distribuição mais justa, é possível erradicar a pobreza».
No manifesto, divulgado online, a Rede Europeia Anti-Pobreza aponta os aspetos positivos de tais medidas. «A boa notícia é que sociedades mais igualitárias têm um melhor desempenho para todos e estados-providência universais alcançam uma maior equidade ao prevenirem e erradicarem a pobreza e o Parlamento Europeu pode desempenhar um papel vital de forma a assegurar que a União Europeia se desenvolva nesta direção», lê-se no documento.

Arquivo do blog

Pesquisar este blog