Páginas

segunda-feira, 3 de março de 2014

DAS Cronicas DO DR. SEMANA À LANÇA DE CHICO DIABO: a da Cobertura Guerra fazer Paraguai na iconografia da Semana Illustrada (1864-1860) * Prof Msc. Dyego M. Martins récentes Estudos sobre a Guerra do Paraguai (UO Guerra da Tríplice Aliança) permitem UMA compreensão de hum dos episodios Mais sangrentos da História do Continente Sul Americano, Nao Século XIX. Igualmente, possibilitam o revisionismo da Participação do Brasil SEM Conflito, Modo de um contrariar o senso Comum de Opaco O País de Semper resolveu SEUS Conflitos de forma Pacífica. A historiografia tradicional sobre o Conflito (Taunay e Cerqueira, Por Exemplo) tentou Consolidar a ideia de uma guerra Que Teve Origem NAS pretensões expansionistas Fazer presidente Paraguaio . Solano López Tal versão sustentava Opaco o Conflito Seria Resultante aspirações Das que ditador los Anexar Parte do Território Uruguaio, incluíndo reduções jesuíticas Como HÁ Sul brasileiro e Antigas Missões argentinas. Cerqueira Pará (1980): O ditador Fazer Paraguai, Que se preparava, de Muito, Parágrafo a Realização dos SEUS Projetos de Expansão e supremacia na América Meridional, aproveitou UMA Invasão (do Brasil Localidade: Não Uruguai), Como Pretexto Parágrafo hum rompimento, e, paz los plena, Nao aprisionou dia 11 de novembro de 1864, o brasileiro vapor Marquês de Olinda [...] (CERQUEIRA, 1980, p. 46) Na Década de 1960, o revisionismo teórico sobre o Conflito buscou situar a Guerra do Paraguai Contexto Localidade: Não se imperialismo EUROPEU do Século XIX. Autores Como Chiavenato e Pomer afirmaram hum Paraguaia Independência Econômica, AO Contrário Fazer Opaco ocorria com SEUS Vizinhos sul-Americanos . Nas Palavras de Chiavenato (1985): . Diziam Que o Brasil se cobria de Vergonha Parágrafo destruir hum País Opaco despontava Como Única Terra Livre da América [...] Os aliados guerreavam POR hum engano, par atender EAO Interesses de dominação Econômicos da Inglaterra, Que estavam Sendo contestados Pelo ditador Solano López. (CHIAVENATO, 1985, p.19). Na Atualidade, Como versões sobre o Conflito Localidade:. Localidade: Não se contentam los Opaco AFIRMAR UMA Tríplice Aliança FOI Formada Parágrafo combater o expansionismo Paraguaio "A Guerra fazer Paraguai FOI, na Verdade, Resultado do Processo de Construção dos ESTADOS Nacionais no Rio da Prata e, AO MESMO tempo, marco NAS SUAS consolidações "(Doratiotto, 2002, p. 23). Os Estudos Contemporâneos Prezam Pelo rigor da Pesquisa documental hum Fim de ponderar O Papel dos Ingleses na Origem Fazer Conflito e discutir OS Interesses de Cada País envolvido na guerra. Uma Imprensa Que se esmerou PERÍODO los noticiar de Todos os Aspectos da Luta. Eventos De Os da Guerra FORAM ASSUNTO de Editoriais, Encargos UO Boletins, NAS Páginas de Periódicos Como Diário de São Paulo, Correio Paulistano, Cabrião, Revista Ilustrada, Entre OUTROS. Dentre OS Periódicos Opaco noticiaram oa Guerra da Tríplice Aliança, um se destacava Localidade:. Localidade: Não somente pelas ilustrações de humor idealizado Pelo Alemão Henrique Fleuiss (1), O Jornal literário Semana Illustrada (2) realizou Pela Primeira Vez, na Imprensa carioca, Uma Experiência de Cobertura Jornalística de guerra, com Editoriais e Notícias ilustradas, publicadas periodicamente (3). Íntimo do Imperador Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina, era conhecido Fleiuss NAS Mais altas rodas da Corte, ó Opaco levava confrades SEUs do Meio jornalístico UMA rotula-lo de Conservador e acrítico. Estereótipos Taís, inicialmente Associados a Imagem Pessoal de Fleiuss, gradualmente FORAM incorporados Como Criticas feitas EAO Trabalhos fazer Alemão. Objetivo O dEste Texto e discutir O Papel da Imprensa Ilustrada Brasileira do Século XIX na Guerra do Paraguai e OS Modos de Representação dos principais protagonistas Fazer Evento NAS Páginas dos Periódicos. Para tal proposta desenvolver, Sera Feita UMA Análise afazeres Fotojornalismo na Cobertura da . guerra Localidade: Não hebdomadário Semana Illustrada (4) A ESCOLHA da Semana Illustrada Como Objeto de Análise se justificação los Razão do Papel desempenhado Pelo periódico, na contramão dos principais Órgãos de grande Circulação na Imprensa brasileira Ilustrada. Apesar de declarar Abertamente o Apoio à Monarquia - o Que LHE rendeu Severas Criticas dos concorrentes, sobretudo italiano Angelo Agostini Fazer, notório opositor da forma de Governo - Fleuiss proporcionou Discursos centrados NAS Imagens da guerra, Que sensibilizaram OS Leitores de parágrafo UMA adesão a guerra UMA Localidade:. Localidade: Não populares Uma maioria dos Periódicos se ocupava Tão somente da Transcrição de Informações OFICIAIS. QUANDO Muito realizavam UMA Publicação de Cartas remetidas POR Correspondentes no Campo de Batalha. Uma Novidade Fazer periódico de Fleuiss consistia na Participação de alguns OFICIAIS que foram treinados NAS Técnicas da Fotografia (5) Parágrafo trabalharem . Como Correspondentes de guerra O esforço Fazer editor los reunir hum Corpo de Fotógrafos (Profissionais e Não-Profissionais) treinados efetuar par Diversos Registros da Guerra do Paraguai FOI estampado NAS Páginas Fazer Semanário: TEMOS UM Satisfação de anunciar AOS Leitores da Semana Illustrada Opaco UMA comissão de Engenheiros da Força Expedicionária de Mato Grosso, Que Segue Hoje Parágrafo ESSA Província, estudou los Nossa Casa hum Fotografía e levou UMA MAQUINA e do como necessárias preparações hum Fim de Tirar VISTAS É Tudo O Que da POSSA Haver de Interessante, Paragrafo JUNTO COM Tao necessárias descrições Serviços publicado na Semana. coadjuvação Congratulamo-Nós por Tão Importante, Opaco de Certo aumentará Muito o INTERESSE Opaco O Público Tão benevolamente. Temperatura mostrado A Nossa Publicação Os cinco Membros de Comissao da Fotográfica São: capitão Antonio Florêncio Pereira do Lago, tenente João da Rocha Fragoso; Dito Catão Augusto dos Santos Roxo, Dito, José Eduardo Barbosa, Dito, Alfredo d'Escragnole Taunay. (Edição 225, 1.802) p. Opaco Com dificuldades Localidade: Não Frente envio de Profissionais e Equipamentos ao (6), é Preciso registrar o pioneirismo da Semana los Recrutar Fotógrafos Parágrafo o campo de Batalha, OFICIAIS, inclusive, OS Tais Como o almirante Joaquim José Ignácio OE capitão Conrado de Niemeyer. Como FOTOGRAFIAS e Notícias enviadas ERAM "[...] principalmente Pelos paquetes Que faziam o trajeto do Alto Paraná, Passando Pelo Estuário do Prata e Porto Alegre, COMEU chegar ao Rio de Janeiro" (Lavarda, 2009, p . 92) Nos Editoriais, o Semanário chamava a Atenção dos Leitores Parágrafo uma importancia Opaco Confronto contra Iniciativas Como "expansionistas" e "ditatoriais" do Paraguai: é Preciso Opaco Coimbra, Corumbá, Dourados, Miranda e Albuquerque se reedifiquem com UMA madeira e OS materiaes, Opaco edificarão UMA Cidade de Assumpção, AINDA em Pé Parágrafo escarneo e completo Escândalo do Século XIX. é Preciso Que o Paraguai Tinja-se de Sangue, Sangue Desse venenoso, Que Correu NAS veias de Almagro e NAS Localidade: Não Vendavais de Castella e Aragão , Sangue Opaco Localidade:. Localidade: Não degenerou e carece de PROMPTA Purificação ! Ao Paraguai, povo brasileiro ! Ao Paraguai E Veremos se nossos Irmãos Degolados, nossas Patricias ultrajadas, Nosso Território invadido, Nossa Lavoura destruída, nossas PROPRIEDADES saqueadas, Nossa nacionalidade espesinhada e cuspida ficão SEM Vingança sedenta de Ruínas, palpitante de destruições e aquecida AO fogo, á fornalha ardente de TODO o Paraguai! Vejamos hum Fumaça atra Fazer Incêndio, Vejamos o desabar das casas, ouçamos o crepitar das Chammas e Localidade: Não descancêmos los Quanto UMA Só pedra estiver sobre outra pedra na feroz e Burlesca republica Fazer furioso Lopez. entao poderemos Respirar o ar nobre de Dignidade reivindicada, da Dessa affronta consumada, a Unica Respiração de ESTADOS, de paizes, Opaco Localidade: Não PODEM, NEM devem Viver SEM Honra. Uma pagina da Nossa historia, los Opaco LER - o anno de 1865 FOI o ultimo anno da Existência Fazer Paraguai - soro UMA gloriosa pagina Mais de Todas Como Histórias do Mundo, o o Porque o extermínio fazer Paraguai E immenso SERVIÇO á Humanidade e á civilisação. (Edição 239, p. 1.759) Werneck et al (2000, p 44) Que Considerações a Semana Ilustrada representou hum marco na História do Fotojornalismo brasileiro, POIs "nascia ali com aqueles repórteres de Jornal Última Hora, um Gênero jornalístico novo no Brasil:. uma fotorreportagem, UMA Solúcar forma de Textos curtos Opaco acompanhavam a Imagem ". Para o Autor, A MEDIDA Que da S hebdomadário Passou hum transmitir COM Informations periodicidade Regulares Fazer Frente, com o Auxílio de FOTOGRAFIAS Parágrafo barbatanas de ilustração, FOI Possível presenciar hum Criação de Um Novo Gênero jornalístico . no Brasil Costa (2007) Concorda com a tese de Werneck (2000) sobre o carater Inovador da Semana e elenca OS Motivos Fazer pioneirismo Fazer Semanário Localidade: Não da fotorreportagem Gênero: Pela Primeira Vez era Formado hum Corpo de Fotógrafos, treinados par Evento cobrir hum . Pela Primeira Vez, também, Uma Fonte das Imagens publicadas - fossem ELAS descritivas, baseadas desenhadas los FOTOGRAFIAS OU - passaria a servi CITADA com Frequência. Alias, o Fato de hum Desenho esclarecer na legenda era Opaco baseado los UMA FOTOGRAFIA aumentava SUA Credibilidade. (COSTA, 2007, p. 155-156) O autor se REFERÊ à discutível capacidade Localidade: Não Fotojornalismo de efetuar UMA Transcrição Direta Fazer Acontecimento Registrado. Uma Imagem e usualmente compreendida Como descritiva (descreve Pessoas e Fatos), Direta (parte de hum Suporte SEM Mediação) e imparcial (UMA Vez Que E hum Registro Imediato, Manifestação apenas UMA Verdade dos acontecimentos). Entretanto, embora hum FOTOGRAFIA SEJA EM muitos Casos vista Como Registro Digno de Confiança los Razão da Força não Testemunho E necessario ponderar tal Afirmação. Picado (2006, p. 162) Que Considerações a Imagem convertida los Publicação "resultou de TODO hum Processo de Seleção de hum Nummer Muito grande de Imagens", SEM falarmos na Edição e Localidade: Não Fato de SERVIR de Apoio visuais de hum hum Discurso reportativo. O periódico advertia OS Leitores Quanto a somente acreditarem NAS Notícias "OFICIAIS" (7) publicadas sobre a Guerra do Paraguai, capazes de retratar a veracidades dos acontecimentos Localidade: Não frontal. Desse Modo anunciava: ". [...] Ninguem Acredite Senão los noticias officiaes, transmittidas officialmente, DEPOIS de verificada a autenticidade Dellas "(. Semana Illustrada, 1865/03/09, p 1973) A Proposito de Tais comentarios Dar, Ângelo Agostini acusou fantasiosas Fleiuss de Veicular Imagens (8) Opaco circulavam no exterior. editor O da Semana, EM aviso AO Público Leitor, rebateu Como afirmações de Agostini: -. Ao Público - QUEM INTERESSE Fígado de ver originaes Sistema Operacional, Que me forao remettidos Pelo Exmo Sr. Visconde de Inhaúma e EAO OUTROS, amigos da esquadra do Exército, dirija-se AO imperial instituto Artístico, o Largo do São Francisco de Paula n. 16, Onde se Achao Exposto Taes Desenhos. Ao MESMO ritmo declaro AO publico, Que OS Quadros Localidade :. Localidade: Não São composições e sim copias dos originaes (. Semana Illustrada, 1868/08/03, p 3.023) Localidade: Não obstante, na Composição da Notícia, a Imagem fotojornalística E frequentemente Associada hum OUTROS Elementos Tais Como, Legendas, manchetes, Créditos e Demais inferências Editoriais Opaco TEM POR função ilustrar o Fato noticiado e proporcionar hum direcionamento de significado. Impossível Ignorar também o Fato de Que a maioria dos Leitores desconhece Como ocorrem Como Escolhas dos temas, enquadramentos, TIPOS de Foco, ênfases los Elementos e Demais Processos e Técnicas Fotográficas Opaco influenciam na Composição Fazer Objeto. Flusser (2002, p. 35) reforça UMA tese de Picado sobre o carater da Imagem Fotográfica Como Evidência indiscutível Fazer Evento Registrado. Para o autor, "[...] o Opaco vemos Localidade: Não E o Mundo, mas determinados Conceitos relativos ao Mundo ". ASSIM, na Análise da FOTOGRAFIA E considerar influências fundamentais Como não Olhar Humano sobre o Acontecimento Objeto da Escura Câmara. O Jornal advertia que somente NAS Páginas Fazer Semanário como ilustradas Notícias ERAM com Imagens e Depoimentos dos próprios combatentes. Tal posicionamento parcial Vai de Encontro de alguns posicionamentos da Imprensa CADA Vez Mais exigidos Pelo Público, a Partir da Segunda Metade do Século XIX. Cornu (1999, p. 182), aponta neutralidade, objetividade e imparcialidade, Associadas à hum Texto CADA Vez Mais sintético, Como Características da boa INFORMAÇÃO exigida Pelo Cenário de Crescimento Fazer o Público Leitor Localidade: Não PERÍODO. Segundo o autor, "Entrando nn Hábitos jornalísticos Pela Pequena Porta Das ambições Comerciais e das limitações Técnicas, UMA objetividade Como Prática Jornalística erigiu-se ASSIM, Pouco a Pouco, EM criterio Profissional moral. " Por FIM, Sousa (2004, p. 33) enfatiza Opaco UMA FOTOGRAFIA se favorecia dos Atributos de prova, Testemunho e Verdade "Que à Época LHE estavam profundamente Associados e Opaco hum credibilizavam Como o 'Espelho' do Real". Desse modo, Conforme fazer Mauad (1996, p. 74) E inegável Opaco UMA FOTOGRAFIA de meados do Século XIX se alicerçava nenhum Pensamento positivista a Partir da Crença de Que "o carater de prova irrefutável Fazer Opaco Realmente Aconteceu, [...] transformou-a da Realidade num duplo, num Espelho, cuja magia estava los perenizar um refletia Imagem Que". de Além de apresentar litogravuras retratando soldados brasileiros Localidade: Não Frente, NAS SUAS DIVERSAS Edições, A Semana Illustrada trazia acusações e caricaturas sobre a Guerra do Paraguai. atraves de Taís Desenhos, Fleuiss buscava insuflar o Patriotismo dos Leitores, SEJA AO evocar o heroísmo ea bravura brasileiros DOS Soldados UO AO ironizar ditador Solano Lopes e de seguidores SEUs. Enquanto OS Militares Brasileiros ERAM retratados Como Heróis no Campo de Batalhas (com ênfase não Seu voluntarismo belicoso), Lopez aparecia NAS Encargos e caricaturas da Semana ridicularizado, situações EM comicas como, POR Exemplo, Durante UMA fuga com . Sacos de Dinheiro . tambem de Semper havia Destaque Paragrafo Seu Autoritarismo e Violência Como Fazer caricaturas objetivavam Semanário Consolidar UMA informação Imagem FAZ Combate Junto EAO Leitores: Ocorre AINDA Opaco Como caricaturas contribuíram com o esforço do Império los mobilizar a Sociedade de parágrafo a Causa los Questão , definindo o Embate Entre o Bem EO Mal, o Império contra hum civilizador Selvagem república. Certo E Opaco Como caricaturas forneceram hum Deslocamento da Realidade, Que ja da Pouco si sabiá Que Paraguai e SUA Condição social, Econômica e Geográfica, Opaco Tanto atrasou OS Avanços aliados los Território guarani (Lavarda, 2009, p. 94) O Certo E POR Opaco Seu declarado Apoio Como Ações do Império, um duramente criticada Semana Illustrada Seria concorrentes POR OUTROS Periódicos, notadamente, aqueles de Orientação republicana. Nas Páginas de Vida Fluminense, Angelo Agostini atacou duramente Como Imagens da Semana e Como Fontes Como cais cais Quais d'Orsay d'Orsay Fleuiss parágrafos recorria SUAS fotorreportagens: . Post Scriptum A Semana Illustrada publicou hum Desenho Opaco Representação o Chico Diabo Matando o Lopez. Eu queria Só Opaco me dissessem Onde e Como conseguiu a Semana O Retrato do Chico Diabo e Desafio o Colega hum que o declare. NOS. costumamos TER los Exposição nenhum Nosso Escritório de Todos os Retratos e croquis Por onde nn guiamos AOS senhores assinantes. PODE a Semana Fazer o MESMO? Localidade: Não Pode, e fazer Tanto Que apresentou o cabo rio-grandense ferindo los Pleno peito o finado déspota Paraguaio, Que foge a cavalo, quando Ninguem Ignora que era costas Lopez Morto POR UMA NAS Lança, quando, fugindo hum EP, tentava subir UMA barranca Fazer rio! E Muito caçoar com o Público! Vida Fluminense, abril de 1870 apud Pedro Paulo Soares (2003, p. 86) Tanto los Vida Fluminense Quanto los Cabrião, ALÉM de Levantar suspeitas sobre a Credibilidade das Fontes da Semana Illustrada, acusando-as de fantasiosas, Como No Caso do Desenho da morte de Solano López POR Chico Diabo (9) ., Agostini também criticava o periódico de Fleuiss Quanto à Qualidade de SEUS Desenhos Nas análises Opaco discutem Aspectos Relacionados uma Qualidade dos Desenhos na Imprensa Escrita do Século XIX, Os Autores Localidade: Não São unânimes los classificar OS Desenhos de Agostini (certamente o nomo de Maior Destaque na satira Gráfica da Época) Como Superiores AO de Henrique Fleuiss. Pará Lima (1963, p. 748), Uma superioridade de Agostini sobre Fleuiss E incontestável, Opondo o Traço refinado Francês Fazer Primeiro AO "Traço acanhado e SEM Evolução apreciável" Fazer Segundo. Sodré (1999, p. 205), Muito embora reconheça O Trabalho Gráfico de Fleuiss, prefere desqualificá-lo, POR SE TRATAR de amigo da Casa Imperial, "Que de Semper prestigiou, Como AOS governos Geral em (...) grande Desenhista e litógrafo, NAO era humorista, NEM Crítico". Em contrapartida, Teixeira (2001) Localidade :. Localidade: Não consideração o Desenho de Fleuiss esteticamente inferior prefere destacar UMA especificidade na Composição do Desenho e Como influências Opaco o Traço exerceu NAS Criações Contemporâneas: Com Seu Traço Pesado e "Germânico", forjado na ortodoxia fazer Academias Desenho de Anatomia Humana das Velhas européias ., Henrique Fleiuss Como chargista Localidade: Não se sobressai Entre SEUS pares SUAS cobra si prolongam sucessivos POR Quadros, acompanhadas POR Longos Textos, era moda Como nenhum romantismo da Época. Entretanto, São essas características - Personagens fixos, pluralidade de Quadros e Textos verbais - Opaco Como tornam precursoras de HQ, sobretudo los Relação EAO Comics Livros Americanos, cujos Primeiros Números Só surgem los 1934! Durante Toda a Monarquia, Como Encargos criaram e mantiveram UMA Linguagem Gráfica semelhante à Estrutura Narrativa de HQs, o Opaco nn autoriza a classificação -las Hoje Como legítimas e autênticas precursoras Desse Gênero, Bem Antes Que Americanos e europeus Como inventassem `oficialmente`!. (TEIXEIRA, 2001, p.9) Por Vez SUA, Nery apud Knauss et al (2011) Que Considerações Fleuiss, apesar de ter assumido claramente UMA Postura Monarquista AO Longo das Duas Décadas de Publicação da Semana Illustrada (Durante o PERÍODO, jamais publicou Carga UMA Sequer UO Desenho satirizando o Imperador D. Pedro II), o hebdomadário ofereceu Representações SINGULARES Fazer Cenário social da corte (10 .) Para a Autora, Uma diminuição da Qualidade estética dos Desenhos de Fleuiss ocorre los Razão de hum Conceito de humor Político Como adotado ideal discutem Pela maioria dos Autores Opaco o Tema: Essas Analisa, problematizadas AINDA Pouco, pressupõem Opaco Fazer humor E Fazer UMA POLITICA Combativa POR Meios Diferentes. Autores Pará OS, Uma boa caricatura corresponderia hum Certo grau de Desenvolvimento da Consciência cívica e politica de UMA Nação, Sendo ASSIM, posições conservadoras incompatível. Uma Dessa vocação natural arte Seria combater o Autoritarismo e Florescer soluço hum regime . Liberdade de Terios cometido Fleuiss, entao, Duas Sepulturas Faltas contra a arte da caricatura:. Localidade: Não possuía UMA moderna Elegância francesa NEM UM Aptidão Revolucionária Opaco dominava o bom humor de Empresa da Época (Nery apud Knauss et al, 2011, P. 174) Longe de Negar o conservadorismo na Publicação de Fleuss, é Preciso ponderar OS Impactos Que Tal Postura obteve Junto ao Público. Silveira (1996, p. 53) discute UMA caricatura Como arma de guerra, salientando Opaco "Uma das principais MENSAGEM Imagens caricatas Visava atacar Solano Lopez soldados e SEUS". Posteriormente, O Autor reconhece tambem O Pequeno IMPACTO Imediato Das Caricaturas JUNTO AS MAIS Camadas Pobres da População Brasileira. Uma Partir Da Análise Da Cobertura Jornalística Feita Pela Semana Illustrada sobre a Guerra Fazer Paraguai, E possivel AFIRMAR Que da S Semanário buscou CONSTRUIR UM Discurso ATRAVES Nacionalista SUAS de Publicações, conclamando o Apoio da População brasileira Como Iniciativas belicosas do Império. Entre OS Anos de 1864 e 1870, período de duracao Fazer Conflito, o hebdomadário de Fleiuss atribuía OS desejos expansionistas de Solano López Como Razão Diretor Parágrafo o Conflito, Visão ESSA Que Seria compartilhada Pela historiografia tradicional, FOI Conforme FOI POR ELAS Anteriormente. Quanto AO Discurso iconográfico, E Importante destacar UMA Tentativa de Fleiuss los Realizar UMA Cobertura Pioneira da guerra, a Partir do USO das Imagens fornecidas Pelos Militares los Combate, OS cais cais Quais d'Orsay d'Orsay atuaram Como legítimos Correspondentes. Sem entanto, è necessario considerar Opaco Como litogravuras publicadas nenhum periódico buscaram retratar somente o Opaco atendia AOS Interesses imperiais SEM Conflito, de Modo a caracterizar hum Fotojornalismo parcial e Pouco afeito a análises de Políticas Mais Elaboradas. Com Relação Como Encargos, caricaturas e Desenhos da Semana Opaco versavam sobre o Conflito, E Possível AFIRMAR Que ajudavam a Compor o Discurso Conservador sobre a Guerra da Tríplice Aliança, de adesão AO Conflito. Contudo, prematuras São Como análises Opaco diminuem o valor Artístico Fazer Traço de Fleiuss, Que buscou nn Desenhos satirizar Aspectos da Sociedade carioca de Seu tempo, com hum Traço Germânico Pouco convencional e boas doses de humor. * Comunicação Oral apresentada nenhuma VII Encontro Humanístico (UFMA). Resumo Disponível em: http://www.nucleohumanidades.ufma.br/pastas/EH/ VI_livro_resumos.pdf



Foto: DAS Cronicas DO DR.  SEMANA À LANÇA DE CHICO DIABO: a da Cobertura Guerra fazer Paraguai na iconografia da Semana Illustrada (1864-1860) * Prof Msc.  Estudos Dyego M. Martins récentes sobre a Guerra do Paraguai (UO Guerra da Tríplice Aliança) permitem uma compreensão de hum dos episodios Mais sangrentos da História do Continente Sul Americano, não Século XIX.  Igualmente, possibilitam o revisionismo da Participação do Brasil sem Conflito, de Modo a contrariar o senso Comum de Opaco O País de sempre resolveu SEUS Conflitos de forma Pacífica.  A historiografia tradicional sobre o Conflito (Taunay e Cerqueira, Por Exemplo) tentou Consolidar a ideia de uma guerra Que Teve Origem NAS pretensões expansionistas fazer presidente Paraguaio Solano López.  Tal version sustentava Opaco o Conflito Seria Resultante das aspirações do ditador los Anexar Parte do Território Uruguaio, incluíndo como reduções jesuíticas há Sul brasileiro e Antigas Missões argentinas.  Cerqueira Pará (1980): O ditador fazer Paraguai, Que se preparava, from Muito, parágrafo a Realização dos SEUS Projetos de Expansão e supremacia na América Meridional, aproveitou uma Invasão (do Brasil não Uruguai), Como Pretexto parágrafo hum rompimento, e, los plena paz, não aprisionou dia 11 de novembro de 1864, o vapor brasileiro Marquês de Olinda [...] (CERQUEIRA, 1980, p. 46) Na Década de 1960, o revisionismo teórico sobre o Conflito buscou situar a Guerra do Paraguai Contexto não se imperialismo EUROPEU do Século XIX.  Autores Como Chiavenato e Pomer afirmaram um Paraguaia Independência Econômica, AO Contrário fazer Opaco ocorria com SEUS Vizinhos sul-Americanos.  Nas Palavras de Chiavenato (1985): Diziam Que o Brasil se cobria de Vergonha parágrafo destruir hum País Opaco despontava Como Única Terra Livre da América [...].  Os aliados guerreavam POR hum engano, par atender EAo Interesses de dominação Econômicos da Inglaterra, Que estavam Sendo contestados Pelo ditador Solano López.  (CHIAVENATO, 1985, p.19).  Na Atualidade, como versões sobre o Conflito Localidade: Não se contentam los AFIRMAR Opaco uma Tríplice Aliança FOI Formada parágrafo combater o expansionismo Paraguaio.  "A Guerra do Paraguai FOI, na Verdade, Resultado do Processo de Construção dos ESTADOS Nacionais no Rio da Prata e, AO MESMO tempo, marco NAS SUAS consolidações" (Doratiotto, 2002, p. 23).  Os Estudos Contemporâneos Prezam Pelo rigor da Pesquisa documental um Fim de ponderar O Papel dos Ingleses na Origem fazer Conflito e discutir OS Interesses de Cada País envolvido na guerra.  A Imprensa fazer PERÍODO se esmerou los noticiar de Todos os Aspectos da Luta.  Os eventos da guerra FORAM ASSUNTO de Editoriais, encargos UO Boletins, Nas Páginas de Periódicos Como Diário de São Paulo, Correio Paulistano, Cabrião, Revista Ilustrada, Entre OUTROS.  Dentre OS Periódicos Opaco noticiaram oa Guerra da Tríplice Aliança, um se destacava Localidade: Não somente pelas ilustrações de humor.  Idealizado Pelo Alemão Henrique Fleuiss (1), O Jornal literário Semana Illustrada (2) realizou Pela Primeira Vez, na Imprensa carioca, Uma Experiência de Cobertura Jornalística de guerra, com Editoriais e Notícias ilustradas, publicadas periodically (3).  Íntimo do Imperador Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina, era conhecido Fleiuss NAS Mais altas rodas da Corte, o Opaco levava SEUS confrades do Meio jornalístico uma rotula-lo de Conservador e acrítico.  Estereótipos Tais, inicialmente Associados a Imagem Pessoal de Fleiuss, gradualmente FORAM incorporados como Criticas feitas EAo Trabalhos do Alemão.  O Objetivo dEste Texto e discutir O Papel da Imprensa Ilustrada Brasileira do Século XIX na Guerra do Paraguai e OS Modos de Representação dos principais protagonistas do Evento NAS Páginas dos Periódicos.  Para desenvolver tal proposal, Sera Feita UMA Análise fazer Fotojornalismo na Cobertura da guerra não hebdomadário Semana Illustrada (4).  A ESCOLHA da Semana Illustrada Como Objeto de Análise se justificação los Razão do Papel desempenhado Pelo periódico, na contramão dos principais Órgãos de grande Circulação na Imprensa Ilustrada brasileira.  Apesar de declarar Abertamente o Apoio à Monarquia - o Que LHE rendeu Severas criticas dos concorrentes, sobretudo italiano Angelo Agostini fazer, notório opositor da forma de Governo - Fleuiss proporcionou Discursos centrados NAS Imagens da guerra, Que sensibilizaram OS Leitores de para uma adesão a guerra UMA Localidade: Não popular.  A maioria dos Periódicos se ocupava Tão somente da Transcrição de Informações OFICIAIS.  QUANDO Muito realizavam uma Publicação de Cartas remetidas POR Correspondentes no Campo de Batalha.  A Novidade fazer periódico de Fleuiss consistia na Participação de alguns OFICIAIS that were treinados NAS Técnicas da Fotografia (5) parágrafo trabalharem Como Correspondentes de guerra.  O esforço faz editor los reunir hum Corpo de Fotógrafos (Profissionais e Não-Profissionais) treinados par efetuar Diversos Registros da Guerra do Paraguai FOI estampado NAS Páginas fazer Semanário: TEMOS um Satisfação de anunciar AOS Leitores da Semana Illustrada Opaco UMA comissão de Engenheiros da Força Expedicionária de Mato Grosso, Que Segue Hoje parágrafo ESSA Província, estudou los Nossa Casa um FOTOGRAFIA e levou UMA Máquina e como necessárias preparações um Fim de Tirar vistas e Tudo o Que POSSA Haver de Interessante, parágrafo Junto com tão necessárias descrições serviços publicado na Semana .  Congratulamo-Nós por Tão Importante coadjuvação, Opaco de Certo aumentará Muito o INTERESSE Opaco O Público Tão benevolamente temperatura mostrado A Nossa Publicação.  Os cinco Membros de comissão da Fotográfica São: capitão Antonio Florêncio Pereira do Lago, tenente João da Rocha Fragoso; Dito Catão Augusto dos Santos Roxo, Dito, José Eduardo Barbosa, Dito, Alfredo d'Escragnole Taunay.  (Edição 225, p. 1.802) Com que dificuldades não frente envio de Profissionais e Equipamentos ao (6), é Preciso registrar o pioneirismo da Semana los Recrutar Fotógrafos parágrafo o campo de Batalha, OFICIAIS, inclusive, os tais Como o almirante Joaquim José Ignácio OE capitão Conrado de Niemeyer.  Como FOTOGRAFIAS e Notícias enviadas ERAM "[...] principalmente Pelos paquetes Que faziam o trajeto do Alto Paraná, Passando Pelo Estuário do Prata e Porto Alegre, comeu chegar ao Rio de Janeiro" (Lavarda, 2009, p. 92) Nos Editoriais , o Semanário chamava a Atenção dos Leitores parágrafo a importancia que Confronto contra Iniciativas como "expansionistas" e "ditatoriais" do Paraguai: é Preciso Opaco Coimbra, Corumbá, Dourados, Miranda e Albuquerque se reedifiquem com uma madeira e OS materiaes, Opaco edificarão uma Cidade de Assumpção, AINDA em Pé parágrafo escarneo e completo Escândalo do Século XIX.  É Preciso Que o Paraguai Tinja-se de Sangue, Sangue Desse venenoso, Que Correu NAS veias de Almagro e NAS fazer vendavais de Castella e Aragão, Sangue Opaco Localidade: Não degenerou e carece de PROMPTA Purificação.  Ao Paraguai, povo brasileiro!  Ao Paraguai!  E Veremos se nossos Irmãos Degolados, nossas Patricias ultrajadas, Nosso Território invadido, Nossa Lavoura destruída, nossas PROPRIEDADES saqueadas, Nossa nacionalidade espesinhada e cuspida ficão SEM Vingança sedenta de Ruínas, palpitante de destruições e aquecida AO fogo, á fornalha ardente de TODO o Paraguai !  Vejamos um Fumaça atra fazer Incêndio, Vejamos o desabar das casas, ouçamos o crepitar das Chammas e Localidade: Não descancêmos los Quanto UMA Só pedra estiver sobre outra pedra na feroz e Burlesca republica fazer furioso Lopez.  Entao poderemos Respirar o ar nobre de Dignidade reivindicada, da Dessa affronta consumada, a Unica Respiração de ESTADOS, de paizes, Opaco Localidade: Não PODEM, NEM devem Viver SEM Honra.  A pagina da Nossa historia, los Opaco LER - o anno de 1865 FOI o ultimo anno da Existência fazer Paraguai - soro uma pagina gloriosa Mais de Todas como historias do Mundo, o Porque o extermínio do Paraguai E immenso SERVIÇO á Humanidade e á civilisação.  (. Edição 239, p 1759) Werneck et al (. 2.000, p 44) Que considerações a Semana Ilustrada representou hum marco na História do Fotojornalismo brasileiro, POIs "nascia ali com aqueles repórteres de jornal Última Hora, um Gênero jornalístico novo no Brasil: uma fotorreportagem, soluçar uma forma de Textos curtos Opaco acompanhavam a Imagem ".  Para o autor, à Medida Que o hebdomadário Passou a transmitir com Informations periodicidade regulares fazem frente, com o Auxílio de FOTOGRAFIAS parágrafo barbatanas de ilustração, FOI Possível presenciar um Criação de Um Novo Gênero jornalístico no Brasil.  Costa (2007) Concorda com a tese de Werneck (2000) sobre o carater Inovador da Semana e elenca OS Motivos fazer pioneirismo fazer Semanário não da fotorreportagem Gênero: Pela Primeira Vez era Formado hum Corpo de Fotógrafos, treinados par cobrir hum Evento.  Pela Primeira Vez, also, uma Fonte das Imagens publicadas - fossem ELAS descritivas, baseadas los FOTOGRAFIAS OU desenhadas - passaria a servi CITADA com Frequência.  Alias, o Fato de hum Desenho esclarecer na legenda era Opaco baseado los UMA FOTOGRAFIA aumentava SUA Credibilidade.  (COSTA, 2007, p. 155-156) O autor se REFERÊ à discutível capacity não Fotojornalismo de efetuar UMA Transcrição Direta fazer Acontecimento Registrado.  A Imagem e usualmente compreendida Como descritiva (descreve Pessoas e Fatos), Direta (parte de hum Suporte SEM Mediação) e imparcial (UMA Vez Que E hum Registro Imediato, manifestação apenas uma Verdade dos acontecimentos).  Entretanto, embora a FOTOGRAFIA SEJA los muitos Casos vista Como Registro Digno de Confiança los Razão da Força do Testemunho E necessario ponderar tal Afirmação.  Picado (2006, 162 p.) Que considerações a Imagem convertida los Publicação "resultou de TODO hum Processo de Seleção de hum Nummer Muito grande de Imagens", SEM falarmos na Edição e não Fato de SERVIR de Apoio visual de um hum Discurso reportativo.  O periódico advertia OS Leitores Quanto a acreditarem somente NAS Notícias "OFICIAIS" (7) publicadas sobre a Guerra do Paraguai, capazes de retratar a veracidades dos acontecimentos não frontal.  Desse Modo anunciava: "[...] Ninguem Acredite Senão los noticias officiaes, transmittidas officialmente, DEPOIS de verificada a autenticidade Dellas" (Semana Illustrada, 1865/03/09, p 1973.).  A Proposito de Tais comentários Dar, Ângelo Agostini acusou Fleiuss de Veicular Imagens fantasiosas (8) Opaco circulavam no exterior.  O editor da Semana, EM aviso AO Público Leitor, rebateu como afirmações de Agostini: - Ao Público - QUEM figado INTERESSE de ver originaes sistema operacional, Que me forao remettidos Pelo Exmo.  Sr. Visconde de Inhaúma e EAo OUTROS, amigos da esquadra do Exército, dirija-se AO imperial instituto Artístico, o Largo do São Francisco de Paula n.  16, Onde se Achao Exposto Taes Desenhos.  Ao MESMO ritmo declaro AO publico, Que OS Quadros Localidade: Não São composições e sim copias dos originaes (Semana Illustrada, 1868/08/03, p. 3.023).  Localidade: Não obstante, na Composição da Notícia, a Imagem fotojornalística E frequentemente Associada um OUTROS Elementos Tais como, Legendas, manchetes, Créditos e Demais inferências Editoriais Opaco TEM POR função ilustrar o Fato noticiado e proporcionar hum direcionamento de significado.  Impossível Ignorar also o Fato de Que a maioria dos Leitores desconhece Como ocorrem como Escolhas dos temas, enquadramentos, TIPOS de Foco, ênfases los Elementos e Demais Processos e Técnicas Fotográficas Opaco influenciam na Composição fazer Objeto.  Flusser (2002, p. 35) reforça a tese de Picado sobre o carater da Imagem Fotográfica Como Evidência indiscutível fazer Evento Registrado.  Para o autor, "[...] o Opaco vemos Localidade: Não E o Mundo, mas determinados Conceitos relativos ao Mundo".  ASSIM, na Análise da FOTOGRAFIA E considerar fundamental como influências do Olhar Humano sobre o Acontecimento Objeto da Câmara Escura.  O Jornal advertia that somente NAS Páginas fazer Semanário as notícias ERAM ilustradas com Imagens e Depoimentos dos próprios combatentes.  Tal posicionamento parcial Vai de Encontro de alguns posicionamentos da Imprensa CADA Vez Mais exigidos Pelo Público, a Partir da Segunda Metade do Século XIX.  Cornu (1999, p. 182), aponta neutralidade, objetividade e imparcialidade, Associadas à hum Texto CADA Vez Mais sintético, Como Características da boa INFORMAÇÃO exigida Pelo Cenário de Crescimento fazer o Público Leitor não PERÍODO.  Segundo o autor, "Entrando nn Hábitos jornalísticos Pela Pequena porta das ambições Comerciais e das limitações Técnicas, uma objetividade Como Prática Jornalística erigiu-se ASSIM, Pouco a Pouco, EM criterio Profissional moral".  Por FIM, Sousa (2004, p. 33) enfatiza Opaco uma FOTOGRAFIA se favorecia dos Atributos de prova, Testemunho e Verdade "Que à Época LHE estavam profundamente Associados e Opaco um credibilizavam Como o 'Espelho' do Real".  Desse modo, conforme do Mauad (1996, p. 74) E inegável Opaco uma FOTOGRAFIA de meados do Século XIX se alicerçava nenhum Pensamento positivista a Partir da Crença de Que "o carater de prova irrefutável fazer Opaco Realmente Aconteceu, [...] transformou -a num duplo da Realidade, num Espelho, cuja magia estava los perenizar a Imagem Que refletia ".  Alem de apresentar litogravuras retratando Soldados brasileiros não frente, NAS SUAS DIVERSAS Edições, A Semana Illustrada trazia acusações e caricaturas sobre a Guerra do Paraguai.  Atraves de Taís Desenhos, Fleuiss buscava insuflar o Patriotismo dos Leitores, SEJA AO evocar o heroísmo ea bravura DOS Soldados brasileiros UO AO ironizar ditador Solano Lopes e de SEUS seguidores.  Enquanto OS Militares brasileiros ERAM retratados Como Herois no Campo de Batalhas (com ênfase não Seu voluntarismo belicoso), Lopez aparecia NAS encargos e caricaturas da Semana ridicularizado, EM situations comicas como, POR Exemplo, Durante UMA fuga com Sacos de Dinheiro.  Tambem de sempre havia Destaque parágrafo Seu Autoritarismo e Violência.  Como fazer caricaturas objetivavam Semanário Consolidar UMA Imagem faz Combate Junto EAo Leitores: Ocorre AINDA Opaco como caricaturas contribuíram com o esforço do Império los mobilizar a Sociedade de para a Causa los Questão, definindo o Embate Entre O Bem EO Mal, o Império civilizador contra a república Selvagem.  E Certo Opaco como caricaturas forneceram hum Deslocamento da Realidade, ja Que da Pouco si sabiá que Paraguai e SUA Condição social Econômica e Geográfica, Opaco Tanto atrasou OS Avanços aliados los Território guarani (Lavarda, 2009, p. 94) O Certo E POR Opaco Seu declarado Apoio como Ações do Império, a Semana Illustrada Seria duramente criticada POR OUTROS Periódicos concorrentes, notadamente, aqueles de Orientação republicana.  Nas Páginas de Vida Fluminense, Angelo Agostini atacou duramente como Imagens da Semana e como Fontes como cais Quais d'Orsay Fleuiss recorria parágrafos SUAS fotorreportagens: Post Scriptum.  A Semana Illustrada publicou hum Desenho Opaco representação o Chico Diabo Matando o Lopez.  Eu queria Só Opaco me dissessem Onde e Como conseguiu a Semana O Retrato do Chico Diabo e Desafio o Colega um that o declare.  Nós. costumamos ter los Exposição nenhum Nosso Escritório de Todos os Retratos e croquis Por onde nn guiamos AOS senhores assinantes.  PODE a Semana Fazer o MESMO?  Localidade: Não Pode, e do tanto Que apresentou o cabo rio-grandense ferindo los Pleno peito o finado déspota Paraguaio, Que foge a cavalo, when Ninguem Ignora that was Lopez Morto POR UMA NAS Lança costas, when, fugindo um EP, tentava subir uma barranca fazer rio!  E Muito caçoar com o Público!  Vida Fluminense, abril de 1870 apud Pedro Paulo Soares (2003, p. 86) Tanto los Vida Fluminense Quanto los Cabrião, ALÉM de Levantar suspeitas sobre a Credibilidade das Fontes da Semana Illustrada, acusando-as de fantasiosas, Como No Caso do Desenho da morte de Solano López POR Chico Diabo (9), Agostini also criticava o periódico de Fleuiss Quanto à Qualidade de SEUS Desenhos.  Nas analyses Opaco discutem Aspectos Relacionados à Qualidade dos Desenhos na Imprensa Escrita do Século XIX, Os Autores Localidade: Não São unânimes los classificar OS Desenhos de Agostini (certamente o nomo de Maior Destaque na satira Gráfica da Época) Como Superiores AO de Henrique Fleuiss.  Para Lima (1963, 748 p.), Uma superioridade de Agostini sobre Fleuiss E incontestável, Opondo o Traço refinado Francês não Primeiro AO "Traço acanhado e SEM Evolução apreciável" fazer Segundo.  Sodré (1999, p. 205), Muito embora reconheça O Trabalho Gráfico de Fleuiss, prefere desqualificá-lo, POR SE TRATAR de amigo da Casa Imperial, "Que de sempre prestigiou, Como AOS governos Geral em (...) grande Desenhista e litógrafo, era Localidade: Não humorista, NEM Crítico ".  Em contrapartida, Teixeira (2001) Localidade: Não consideração o Desenho de Fleuiss esteticamente inferior.  Prefere destacar uma especificidade na Composição do Desenho e como influências Opaco o Traço exerceu NAS Criações Contemporâneas: Com Seu Traço Pesado e "Germânico", forjado na ortodoxia do Desenho de Anatomia Humana Das Velhas academias européias, Henrique Fleiuss Como chargista Localidade: Não se sobressai Entre SEUS pares.  SUAS cobra se prolongam POR Quadros sucessivos, acompanhadas POR Longos Textos, era moda Como nenhum romantismo da Época.  Entretanto, São essas characteristics - Personagens fixos, pluralidade de Quadros e Textos verbais - Opaco como tornam precursoras de HQ, sobretudo los Relação EAo Comics Livros Americanos, cujos Primeiros Números Só surgem los 1934!  Durante Toda a Monarquia, como encargos criaram e mantiveram UMA Linguagem Gráfica semelhante à Estrutura Narrativa de HQs, o Opaco nn autoriza a classifica-las Hoje Como legítimas e autênticas precursoras Desse Gênero, Bem Antes Que Americanos e europeus como inventassem `oficialmente`!.  (TEIXEIRA, 2001, p.9) Por Vez SUA, Nery apud Knauss et al (2011) Que considerações Fleuiss, apesar de ter assumido claramente UMA Postura Monarquista AO Longo das Duas Décadas de Publicação da Semana Illustrada (Durante o PERÍODO, jamais publicou carga UMA Sequer UO Desenho satirizando o Imperador D. Pedro II), o hebdomadário ofereceu Representações SINGULARES fazer Cenário Social da corte (10).  Para a Autora, uma diminuição da Qualidade estética dos Desenhos de Fleuiss ocorre los Razão de hum Conceito de humor Político adotado Como ideal Pela maioria dos Autores Opaco discutem o Tema: Essas analisa, problematizadas AINDA Pouco, pressupõem Opaco humor Fazer E Fazer UMA POLITICA Combativa POR Meios Diferentes.  Autores Pará OS, uma boa caricatura corresponderia um Certo grau de Desenvolvimento da Consciência cívica e politica de UMA Nação, Sendo ASSIM, incompatível posições conservadoras.  A Dessa vocação natural, arte Seria combater o Autoritarismo e Florescer soluço hum regime de Liberdade.  Fleuiss cometido térios, entao, Duas sepulturas Faltas contra a arte da caricatura: Não possuía uma moderna Elegância francesa NEM um Aptidão Revolucionária Opaco dominava o bom humor de Empresa da Época (Nery apud Knauss et al, 2011, P. 174).  Longe de Negar o conservadorismo na Publicação de Fleuss, é Preciso ponderar OS Impactos Que Tal Postura obteve Junto ao Público.  Silveira (1996, p. 53) discute uma caricatura Como arma de guerra, salientando Opaco "uma das principais MENSAGEM Imagens caricatas Visava atacar Solano Lopez soldados e SEUS".  Posteriormente, o autor reconhece also O Pequeno Impacto Imediato das caricaturas Junto como Camadas Mais Pobres da População Brasileira.  A Partir da Análise da Cobertura Jornalística Feita Pela Semana Illustrada sobre a Guerra do Paraguai, E Possível AFIRMAR Que o Semanário buscou Construir hum Discurso nacionalista atraves de SUAS Publicações, conclamando o Apoio da População brasileira como Iniciativas belicosas do Império.  Entre OS Anos de 1864 e 1870, período de duracao fazer Conflito, o hebdomadário de Fleiuss atribuía OS desejos expansionistas de Solano López Como Razão diretor parágrafo o Conflito, Visão ESSA Que Seria compartilhada Pela historiografia tradicional, FOI Conforme foi por elas Anteriormente.  Quanto AO Discurso iconográfico, E Importante destacar uma Tentativa de Fleiuss los Realizar UMA Cobertura Pioneira da guerra, a Partir do USO das Imagens fornecidas Pelos Militares los Combate, OS cais Quais d'Orsay atuaram Como legítimos Correspondentes.  No entanto, è necessario considerar Opaco como litogravuras publicadas nenhum periódico buscaram retratar somente o Opaco atendia AOS Interesses imperiais sem Conflito, de Modo a caracterizar hum Fotojornalismo parcial e Pouco afeito a analyses Políticas Mais Elaboradas.  Com Relação como encargos, caricaturas e Desenhos da Semana Opaco versavam sobre o Conflito, E Possível AFIRMAR Que ajudavam a Compor o Discurso Conservador sobre a Guerra da Tríplice Aliança, de adesão AO Conflito.  Contudo, prematuras São como analyses Opaco diminuem o valor Artístico fazer Traço de Fleiuss, Que buscou nn Desenhos satirizar Aspectos da Sociedade carioca de Seu tempo, com hum Traço Germânico Pouco convencional e boas doses de humor.  * Comunicação Oral apresentada nenhuma VII Encontro Humanístico (UFMA).  Resumo Disponível em: http://www.nucleohumanidades.ufma.br/pastas/EH/VI_livro_resumos.pdf NOTAS (1) Cf..  (FERREIRA, 1994, p 183-185.): "Nascido los Colônia, o Desenhista e gravador Heinrich Fleiuss (1823-1882) Veio los Pará 1858 o Brasil POR Sugestão fazer naturalista Martius, trazendo los SUA Companhia o Irmão Carl Fleiuss (- 1878) EO pintor e litógrafo Carl Linde (-1.873).  Percorreu algumas provincias do Norte, Chegou ao Rio de Janeiro meados de EM de 1859.  [...] Onde also faziam daguerreótipos e FOTOGRAFIAS e [sic] Papel. "(2) No Semanário" chargistas Fleuiss conseguiu reunir fazer porte de Seelinger e Aurélio Figueiredo, e Escritores Como Machado de Assis, Quintino Bocaiúva, Joaquim Nabuco e Bernardo Guimarães "(COSTA, 2007, p. 158).  (3) Publicado há PERÍODO fazer Segundo Reinado, Entre OS Anos de 1860 a 1876, o was principais Veículo de Informação PERÍODO fazer com o USO da Litografia nd Reprodução de Imagens.  Era Composto de Oito paginas: Quatro de Texto e Quatro COM Imagens, NAS DIMENSÕES de 22 x 28 centimetros.  Publicava-se EAo domingos e era distribuida na Capital do Império e NAS Provincias.  Concedia Espaço los SUAS Páginas parágrafo Notícias jocosas sobre artes, politica, Economia com Criticas como CONDIÇÔES Urbanas e Sociais da Cidade (Lavarda, 2009, p. 90-91).  (4) idealizado POR Henrique Fleiuss, o Semanário carioca circulou Entre DEZEMBRO de 1860 e Novembro de 1875.  Seguindo o lema da Comédia, "ridendo castigat mores" (EM LATIM, "rindo de, trajes castiga OS"), estampado sem dístico, o periódico tratava de forma bem humorada OS assuntos serios, atraves de Editoriais, caricaturas, encargos e Desenhos Opaco satirizavam uma Sociedade Carioca da Segunda Metade do Século XIX.  (5) Devido como dificuldades na Reprodução Direta da Fotografia nn Jornais da Época, uma Técnica Mais utilizada NAS GRÁFICAS was uma litografia, Invenção do Século XIX baseada na repulsão água-Óleo.  Conforme Martins (1987, p 19.): "[...] Apos o Desenho Feito na pedra, ESTA DEVE receber Água, POIs o Princípio de IMPRESSÃO se Baseia na repulsão Entre ESTA OS CORPOS e gordurosos.  A pedra umedecida permite Opaco uma tinta Graxa, Passada com hum rolo, si agregue somente NAS contraditório Opaco Contém o desenho, also executado com Lápis graxo.  A Resulta IMPRESSÃO Opaco na Reprodução da Imagem e executada los Prensa manual de especial.  Na Gráfica Indústria, uma litografia DEU AO Origem Processo off-set plana Máquina los ". (6) A Companhia Bate y Cia de Montevidéu E considerada o diretor Estúdio Opaco enviou Fotógrafos AO campo de Batalha.  "Os Fotógrafos seguiram OS exércitos aliados Entre 1864 e 1870 no Brasil, Argentina e Paraguai fazem interior.  [...] Que da FOTÓGRAFOS estiveram Militares não "Teatro de Operações" atuaram los Uruguaiana, Corrientes e Rosário, na fase inicial da guerra; DEPOIS, nenhum extremo sul do Território Paraguaio, Tuiuti, Paso da Pátria e Tuiu-Cué, acampando Junto AOS exércitos aliados;. estiveram los Humaitá sitiada e Ocupada e, Finalmente, EM Assunção, na fase jornal Última "(. TORAL, 2001, p 85) (7) O Jornal alertava OS Leitores OS contra" novelleiros ", interessados ​​los reportarem Informations fantasiosas Como aqueles Que, Por Exemplo, destorciam Notícias referentes à Campanha do sul.  Cf.  Lavarda (2009, p.93): "according to o Título 'novelleiros OS cautella contra', tem-se a seguinte Orientação: inventão Derrotas, cercos, privações, mortes, miserias de Todas como Espécies, de sorte Que, um Ser exacta Metade de SUAS asserções, UMAs Vezes com tom de piedade, OUTRAS COM uma arrogância de acres censuras, o Brasil Deverià metter um Cara Dentro de hum sacco, generaes dez o Porque nao, officiaes Superiores e subalternos, soldados, Opaco Saibao combater.  [...] QUALQUÉR Medida de Repressão Neste SENTIDO E grande favor familias como, EAo Parentes e amigos dos bravos, Que combattem Pela Pátria n º s campos do Paraguai.  Assina o Anti-Paraguayo "(Semana Illustrada, 26/01/1867, p. 2.971).  (8) Em Comentário publicado na Vida Fluminense, Agostini rebatia como afirmações de Fleiuss: "Os Desenhos Que a temperatura publicado São OS Únicos fidedignos POR Serem Feitos Segundo Dados e Informações OFICIAIS, Disse eu não Passado Ano (...) TEM Vida Fluminense enguias Sido aceitos, de Preferência um Todas como fantasias litográficas Opaco POR aí aparecem "(Vida Fluminense, n. 59, fev. 1869 apud Soares, 2003, p. 87).  (9) José Francisco Lacerda, vulgo Chico Diabo, (Camaquã, 1848 - Cerro Largo, 1893) was hum cabo brasileiro Que Lutou na Guerra do Paraguai, Tendo ficado Famoso POR ter matado o ditador Francisco Solano López Paraguaio, na Batalha de Cerro Corá (DONATO, 1996, p. 183).  (10) Na capa de Todas Edições como fazer Semanário apresentada era AO Público UMA ilustração Contendo o Diálogo Entre o Dr. Semana (alter-ego de Fleiuss) e Seu escravo Moleque Opaco discutiam uma manchete semanal.  Disso de Além, o Dr. Semana assinava como principais Crônicas fazer Jornal.  Conforme Lavarda (2009, p 109.): "Criados Para Serem porta-Vozes da Opinião fazer periódico, o Dr. Semana e Seu Moleque São Dois Personagens Opaco dialogam sobre OS assuntos principais noticiados AO Longo da Semana Pelos Diários.  O Dr. Semana E hum Tipo fidalgo, com Cabelos Longos Opaco educa Seu escravo (...) Dr. Semana FOI o Personagem Que Assinou uma maioria dos Textos com a legenda "Delenda Paraguai", Textos Opaco depreciavam Solano López e SEUS exércitos, ALÉM de incitar SEUS Leitores uma Destruição total de fazer Pais guarani.  REFERÊNCIAS A Semana Illustrada.  Rio de Janeiro: Tipografia de Pinheiro e Comp.  [Tipografia de Brito & Braga, Diário do Rio de Janeiro], 1860-1876.  Semanal.  Pesquisados ​​OS n.  212-485 (1865/mar janeiro. 1870).  Microfilmes.  Biblioteca Nacional, Divisão de Periódicos Raros.  ARQUIVO NACIONAL.  Exposição virtual.  A História los preto e Branco: Periódicos no Brasil do Século XIX / Vespas, Besouros e OUTROS bichos: o Século NAS Páginas NEM Semper Diarias.  Disponível em: http://www.exposicoesvirtuais.arquivonacional.gov.br.  Acesso em: 29 ago.  2012.  BIBLIOGRAFIA CERQUEIRA, Dionísio.  Reminiscências da Campanha do Paraguai: 1865-1870.  Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1980.  CHIAVENATO, Julio José.  A Guerra do Paraguai.  São Paulo: Ed.  Ática, 1985.  CORNU, Daniel.  Jornalismo e Verdade: para UMA Ética da Informação.  Lisboa: Instituto Piaget, 1999.  COSTA, Carlos Roberto.  A Revista no Brasil, o Século XIX.  São Paulo, USP, tese de Doutorado em Ciências da Comunicação, 2007.  DONATO, Hernâni.  Dicionário das Batalhas Brasileiras.  2.  ed.  ampl.  São Paulo: IBRASA, 1996.  Doratioto, Francisco.  Maldita guerra.  São Paulo: Companhia das Letras, 2002.  FERREIRA, Orlando da Costa.  Imagem e letra: Introdução à bibliologia brasileira, uma gravada Imagem.  São Paulo: EDUSP, 1994.  FLUSSER, Vilém.  Filosofia da Caixa Preta.  Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.  Knauss, Paulo (org. e OUTROS).  Revistas ilustradas: Modos de Ler e ver nenhuma Segundo Reinado.  Rio de Janeiro: Mauad X, 2011 Lavarda, Marcus Túlio Borowiski.A iconografia da Guerra do Paraguai EO periódico Semana Illustrada - 1865-1870: hum Discurso visual.  / Marcus Túlio Lavarda Borowiski.  - Dourados, MS: UFGD, 2009.  LIMA, Herman.  História da caricatura no Brasil.  V. 2.  Rio de Janeiro: José Oympio de 1963.  MARTINS, Itajahy.  Gravura: arte e Técnica.  São Paulo: Fundação Nestlé de Cultura, 1987.  PICADO, Benjamin.  Olhar testemunhal e Representação da Ação na FOTOGRAFIA.  Brasília: Revista E-Compós, atrás.  2005.  SILVEIRA, Mauro César.  A Batalha de Papel: A Guerra do Paraguai atraves da caricatura.  Porto Alegre, L & PM, 1996.  SOARES, Pedro Paulo.  A Guerra da Imagem: Iconografia da Guerra do Paraguai na Imprensa Ilustrada Fluminense.  2003.  126 f.  Dissertação (Mestrado em História) UFRJ / IFCS Programa de Pós-Graduação em História Social, Rio de Janeiro.  SODRÉ, Nelson Werneck.  História da Imprensa no Brasil.  Rio de Janeiro: Mauad, 1999.  TEIXEIRA, Luiz Guilherme Sodré.  O Traço Como Texto.  A carga da História no Rio de Janeiro de 1860 a 1930.  Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa.  Coleção Papéis Avulsos n º 38 de 2001 TORAL, André.  Imagens Desordem los: a iconografia da Guerra do Paraguai.  São Paulo: Humanitas / FFLCH / USP, 2001.  WERNECK, Humberto et al.  A revista no Brasil.  São Paulo: Ed.  Abril, 2000.  Com Fernando Braga, Moema De Castro Alvim, Anibal Herib Caballero Campos, Pedro Loyola, Ivan Pessoa, Dayse Martins, Poliana Sales.



NOTAS 

(1) Cf. .. (FERREIRA, 1994, p 183-185.): "nascido los Colônia, o Desenhista e gravador Heinrich Fleiuss (1823-1882) Veio los Pará 1858 o Brasil POR Sugestão Fazer naturalista Martius, trazendo los SUA Companhia o Irmão Carl Fleiuss (- 1878) EO pintor e litógrafo Carl Linde (-1,873) Percorreu algumas provincias do Norte, Chegou ao Rio de Janeiro meados de EM de 1859 [...] Onde também faziam daguerreótipos e FOTOGRAFIAS e [.. sic] Papel. "
(2) No Semanário "chargistas Fleuiss conseguiu reunir Fazer porte de Seelinger e Aurélio Figueiredo, e Escritores Como Machado de Assis, Quintino Bocaiúva, Joaquim Nabuco e Bernardo Guimarães" (COSTA, 2007, p. 158).
( 3) Publicado HÁ PERÍODO Fazer Segundo Reinado, Entre OS Anos de 1860 a 1876, o Diretor de Liberdade de Informação Veículo de Informação PERÍODO FAZER COM O USO Da Litografia nd Reprodução de Imagens. Era Composto de Oito paginas: Quatro de Texto e Quatro COM Imagens, NAS DIMENSÕES de 22 x 28 centimetros. Publicava-se EAO domingos e era distribuida na Capital do Império e NAS Provincias. Concedia Espaço los SUAS Páginas Parágrafo Notícias jocosas sobre artes, politica, Economia com Criticas Como CONDIÇÔES Urbanas e Sociais da Cidade (Lavarda, 2009, p. 90-91). (4) idealizado POR Henrique Fleiuss, o Semanário carioca circulou Entre DEZEMBRO de 1860 e Novembro de 1875. Seguindo o lema da Comédia, "ridendo castigat mores" (EM LATIM, "rindo de, trajes castiga OS"), estampado SEM dístico, o periódico tratava de forma bem humorada OS assuntos serios, atraves de Editoriais, caricaturas, Encargos e Desenhos Opaco satirizavam UMA Sociedade Carioca da Segunda Metade do Século XIX. (5) Devido Como dificuldades na Reprodução Direta da Fotografia nn Jornais da Época, UMA Técnica Mais utilizada NAS GRÁFICAS foi uma Litografia, Invenção do Século XIX baseada na repulsão água-Óleo. Conforme Martins (1987, p 19.): "[...] Apos o Desenho Feito na pedra, ESTA DEVE receber Água, POIs o Princípio de IMPRESSÃO se Baseia na repulsão Entre ESTA OS CORPOS e gordurosos A pedra umedecida permite Opaco UMA. tinta Graxa, Passada com hum rolo, si agregue somente NAS Contraditório Opaco Contém o desenho, também executado com Lápis graxo. Resulta A IMPRESSÃO Opaco na Reprodução da Imagem e executada los Prensa Manual de especial. Na Gráfica Indústria, Uma litografia DEU AO Origem Processo off-set plana Máquina los ". (6) A Companhia Bate y Cia de Montevidéu E considerada o Diretor Estúdio Opaco enviou Fotógrafos AO campo de Batalha. . "Os Fotógrafos seguiram OS exércitos aliados Entre 1864 e 1870 no Brasil, Argentina e Paraguai FAZEM interior [...] Que da FOTÓGRAFOS estiveram Militares Não" Teatro de Operações "atuaram los Uruguaiana, Corrientes e Rosário, na fase inicial da guerra; DEPOIS, nenhum extremo sul do Território Paraguaio, Tuiuti, Paso da Pátria e Tuiu-Cué, acampando Junto AOS exércitos aliados,.. estiveram los Humaitá sitiada e Ocupada e, Finalmente, EM Assunção, na fase Jornal jornal Última "(TORAL de 2001, p 85) (7) O Jornal alertava OS Leitores OS contra "novelleiros", interessados ​​los Informations reportarem fantasiosas Como aqueles Que, Por Exemplo, destorciam Notícias referentes à Campanha do sul. Cf. Lavarda (2009, p.93): "de acordo com o Título 'novelleiros OS cautella contra', tem-se a seguinte Orientação: inventão Derrotas, cercos, privações, mortes, miserias de Todas Como Espécies, de sorte Que, hum Ser exacta da Metade de asserções SUAS, UMAs Vezes com tom de piedade, OUTRAS COM UMA arrogância de acres censuras, o Brasil Deveria metter hum Cara Dentro de hum sacco, generaes dez o o Porque nao, officiaes Superiores e subalternos, soldados, Opaco Saibao combater. [. ..] QUALQUÉR Medida de Repressão Neste SENTIDO E grande favor familias como, EAO Parentes e amigos dos bravos, Que combattem Pela Pátria n º s campos fazer Paraguai. Assina o Anti-Paraguayo "(Semana Illustrada, 26/01/1867, p 2971.). (8) Em Comentário publicado na Vida Fluminense, Agostini rebatia Como afirmações de Fleiuss: "Os Desenhos Que a Vida Fluminense Temperatura publicado São OS Únicos fidedignos POR Serem Feitos Segundo Dados e Informações OFICIAIS, Disse eu Localidade: Não Ano Passado (...) Tem aceitos Sido Enguias, de Preferência hum Todas fantasias Como litográficas Opaco POR aí aparecem "(Vida Fluminense, n. 59, fev. 1869 apud Soares, 2003, p 87) .. (9) José Francisco Lacerda, vulgo Chico Diabo, (Camaquã , 1848 - Cerro Largo, 1893) era hum cabo brasileiro Que Lutou na Guerra do Paraguai, Tendo ficado Famoso POR ter matado o ditador Francisco Solano López Paraguaio, na Batalha de Cerro Corá (DONATO, 1996, 183 p).. (10) Na capa de Todas Edições era de Como Fazer Semanário apresentada AO Público UMA ilustração Contendo o Diálogo Entre o Dr. Semana (alter-ego de Fleiuss) e Seu escravo Moleque Opaco discutiam UMA manchete semanal. Disso de Além, o Dr. Semana assinava Como principais Crônicas Fazer Jornal. (. 2009, p 109) Conforme Lavarda: ". Criados Para Serem porta-Vozes da Opinião Fazer periódico, o Dr. Semana e Seu Moleque São Dois Personagens Opaco assuntos OS dialogam sobre principais noticiados AO Longo da Semana Pelos Diários O Dr. Semana E hum Tipo fidalgo, com Cabelos Longos Opaco educa Seu escravo (...) Dr. Semana FOI o Personagem Que Assinou UMA maioria dos Textos com a legenda "Delenda Paraguai", Textos Opaco depreciavam Solano López e exércitos SEUs, ALÉM de incitar SEUS Leitores UMA Destruição total de de Fazer Pais guarani REFERÊNCIAS A Semana Illustrada Rio de Janeiro:..... Tipografia de Pinheiro e Comp [Tipografia de Brito & Braga, Diário do Rio de Janeiro], 1860-1876 Semanal Pesquisados ​​OS n ...... 212-485 (. 1865/mar janeiro 1870) Microfilmes Biblioteca Nacional, Divisão de Periódicos Raros ARQUIVO NACIONAL Exposição virtual Uma História los preto e Branco: Periódicos no Brasil do Século XIX / Vespas, Besouros e To Us Link bichos: O Século NAS Páginas NEM Semper Diarias Disponível em:. http://www.exposicoesvirtuais.arquivonacional.gov.br./










 Acesso em: 29 ago. 2012. BIBLIOGRAFIA CERQUEIRA, Dionísio. Reminiscências da Campanha do Paraguai: 1865-1870. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1980. CHIAVENATO, Julio José. A Guerra do Paraguai. São Paulo: Ed. Ática, 1985. CORNU, Daniel. Jornalismo e Verdade: para UMA Ética da Informação. Lisboa: Instituto Piaget, 1999. COSTA, Carlos Roberto. A Revista no Brasil, o Século XIX. São Paulo, USP, tese de Doutorado em Ciências da Comunicação, 2007. DONATO, Hernâni. Dicionário das Batalhas Brasileiras. 2. ed. ampl. São Paulo: IBRASA, 1996. Doratioto, Francisco. Maldita guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra: Introdução à bibliologia brasileira, Uma Imagem gravada. São Paulo: EDUSP, 1994. FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. Knauss, Paulo (org. e OUTROS). Revistas ilustradas: Modos de Ler e ver nenhuma Segundo Reinado. Rio de Janeiro: Mauad X, 2011 Lavarda, Marcus Túlio Borowiski.A iconografia da Guerra do Paraguai EO periódico Semana Illustrada - 1865-1870: hum Discurso visual. / Marcus Túlio Lavarda Borowiski. - Dourados, MS: UFGD, 2009. LIMA, Herman. História da caricatura no Brasil. V. 2. Rio de Janeiro: José Oympio de 1963. MARTINS, Itajahy. Gravura: arte e Técnica. São Paulo: Fundação Nestlé de Cultura, 1987. PICADO, Benjamin. Olhar testemunhal e Representação da Ação na FOTOGRAFIA. Brasília: Revista E-Compós, Atrás. 2005. SILVEIRA, Mauro César. A Batalha de Papel: A Guerra do Paraguai atraves da caricatura. Porto Alegre,. L & PM, 1996 SOARES, Pedro Paulo. A Guerra da Imagem: Iconografia da Guerra do Paraguai na Imprensa Ilustrada Fluminense. 2003. 126 f. Dissertação (Mestrado em História) UFRJ / IFCS Programa de Pós-Graduação em História Social, Rio de Janeiro. SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 1999. TEIXEIRA, Luiz Guilherme Sodré. O Traço Como Texto. A Carga da História no Rio de Janeiro de 1860 a 1930. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa. Coleção Papéis Avulsos n º 38 de 2001 TORAL, André. Imagens Desordem los: a iconografia da Guerra do Paraguai. São Paulo:. Humanitas / FFLCH / USP, 2001 WERNECK, Humberto et al. A revista no Brasil. São Paulo: Ed. Abril de 2000. Com Fernando Braga , Moema De Castro Alvim , Anibal Herib Caballero Campos , Pedro Loyola , Ivan Pessoa , Dayse Martins , Poliana Vendas .






















      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Pesquisar este blog