Páginas

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Corpo de Mandela começa a ser velado em Pretória


O ex-presidente sul africano da época do apartheid Frederik Willem de Klerk (c) se despede do herói da luta contra o regime, Nelson Mandela
Por Tiisetso Motsoeneng
PRETÓRIA, 11 Dez - O corpo do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela chegou nesta quarta-feira de manhã ao edifício Union Buildings, sede do governo sul-africano, na capital Pretória, onde o herói da luta contra o apartheid será velado.
Milhares de pessoas tomaram as ruas da cidade para acompanhar a procissão de motos da polícia, liderada pela carro fúnebre preto levando o caixão de Mandela envolto em uma bandeira da África do Sul.
A morte de Mandela na quinta-feira, aos 95 anos, desencadeou uma onda de tristeza e luto no país que ele liderou entre 1994 e 1999, sendo o primeiro presidente negro sul-africano.
"Esse é um momento marcante para mim e meus filhos", disse Thapelo Dlamini, de 48 anos, que ficou duas horas na rua esperando a passagem do cortejo com seus dois filhos.
O corpo de Mandela será velado por três dias no edifício Union Buildings, onde ele tomou posse como presidente em 1994 após a primeira eleição inter-racial no país, que encerrou o regime de segregação racial da minoria branca apartheid.
Mandela será enterrado no domingo em Qunu, seu lar ancestral nas colinas da província do Cabo Oriental, a 700 km ao sul de Johanesburgo.
Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Pesquisar este blog