Páginas

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

TECNOLOGIA AJUDA NO TRATAMENTO DO AUTISMO

                             Tecnologia ajuda a tratar autismo (Shutterstock)
Eraldo Guerra buscava um tema para sua dissertação de mestrado em Engenharia de Software quando viu um vídeo de uma menina autista que virou exemplo de superação. Encantou-se com o assunto e resolveu focar energias do seu estudo para ajudar no tratamento de pessoas com essa disfunção cerebral que afeta a capacidade de comunicação, socialização e aprendizado. Nasceu a ideia do Can Game, um programa que já está auxiliando crianças com autismo e é um dos projetos inscritos no concurso Samsung Launching People – Revelando Talentos.
“Eu queria que meu projeto de mestrado fosse útil para as pessoas. Em vez de ser só mais um artigo acadêmico, queria que deixasse algum legado”, lembra Eraldo, professor de Recife.
O primeiro passo foi mergulhar no mundo dos autistas, entender bem do assunto. Depois de muita pesquisa, entrevistas e leitura, Eraldo decidiu criar um jogo para que as crianças interagissem com o computador e assim, tivessem avanços na aprendizagem e socialização. No ano passado, ele levou a proposta aos alunos do ensino médio da Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães, onde dá aula de Empreendedorismo. Em equipe, eles desenvolveram o game.

A tecnologia do Can Game pode ajudar muito pessoas com autismo. Os primeiros resultados são impressionantes

O software usa como base três métodos já aplicados no tratamento de autistas: o PECS (Sistema de Comunicação por Figuras), o ABA (Análise Comportamental Aplicada) e  o TEACCH (Programa de intervenção ensino estruturado). Por meio do Microsoft Kinect, que reconhece o movimento do corpo, a pessoa interage com o jogo, que é colorido e lúdico. Ali é possível testar movimentos e a capacidade cognitiva. Todos os resultados, assim como áudio e vídeo, são encaminhados por e-mail para os médicos, que conseguem acompanhar o desenvolvimento do paciente. “Geralmente, cada clínica usa um dos três métodos de tratamento. Criamos um sistema em que os três podem ser 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Pesquisar este blog