Páginas

sexta-feira, 7 de setembro de 2012


SÃO LUÍS / 400 ANOS

São Luís: suas avenidas em seu contexto histórico

Conheça a história de algumas das avenidas mais trafegadas da capital maranhense.
Gustavo Sampaio
01/09/2012 03h17 - Atualizado em 03/09/2012 08h53
Foto: Divulgação
SÃO LUÍS – Para ver de perto a Praça Gonçalves Dias (também chamada de Praça dos Amores) e a Praça Maria Aragão, você provavelmente irá cruzar a Avenida Beira-Mar (antiga Avenida Jaime Tavares). Curtir o pôr do sol da Ponta d’Areia então, só passando pela Avenida dos Holandeses. E em um tour pela Avenida Daniel de La Touche, você descobre diversos bares, restaurantes, supermercados e pontos de encontro.
Em comemoração aos 400 anos de São Luís, oImirante.com apresenta algumas histórias das avenidas mais trafegadas da capital.
Avenida Beira-Mar
A Avenida Beira-Mar, antes do atual nome, já foi Praia do Poço, Cais da Sagração, Magalhães de Almeida, 5 de Julho e Praia do Acaju. Em maio de 1953, a lei municipal nº 389 atribuiu ao local o nome do ex-prefeito de São Luís, Jaime Tavares. Engenheiro, Dr Jaime Tavares foi prefeito da capital no período de construção da Avenida.
Avenida Beira-Mar em 1989
Avenida Camboa
Anteriormente conhecida como Avenida Camboa do Mato, nesta avenida existiu a Companhia de Fiação e Tecidos Coimbra, inaugurada em 1º de Janeiro de 1890 pelo governador Pedro Augusto Tavares Júnior. Este ficou apenas 17 dias no governo, de 17 de dezembro de 1889 a 3 de janeiro de 1890.
Avenida Camboa
Avenida Daniel De La Touche
Daniel de La Touche, o Senhor de La Ravardière. Nomeado pelo rei Henrique IV, foi o chefe da expedição que em 1612 viria fundar a França Equinocial em terras do Maranhão, dando inicio à cidade com a construção do forte de São Luís.
Avenida Daniel De La Touche
Avenida dos Franceses
Do Apeadouro ao Tirirical, a avenida dos Franceses nasce na avenida Getúlio Vargas, seguindo até a avenida Guajajaras. Seu nome é uma homenagem aos franceses que se estabeleceram aqui no Maranhão, a partir de 1594, como: Francisco de Razilly, fidalgo e Senhor de Ounelles e Razilly e Nicolau de Harley, fidalgo e Senhor de Sancy, por exemplo.
Avenida dos Franceses em 1993
Avenida dos Holandeses
Da avenida Ana Jansen (onde está localizada o Sistema Mirante de Comunicação) a avenida do Turu, no bairro do Olho d’Água, segue a avenida dos Holandeses. Os holandeses, em questão, invadiram o Estado em 25 de novembro de 1641, comandados pelo coronel Koin Anderson e saquearam a cidade. Entre outros feitos, foram homenageados com uma avenida.
Avenida dos Holandeses
*Com informações retiradas do livro Caminhos de São Luís (ruas, logradouros e prédios históricos) do historiador Carlos de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Pesquisar este blog