Páginas

sexta-feira, 7 de setembro de 2012


Virada Cultural terá mais de 40 horas de atrações na Praça Maria Aragão

Publicação: 06/09/2012 19:15


A cidade de São Luís será tomada, a partir desta sexta-feira (07), por uma imensa variedade de ritmos e estilos musicais com shows de artistas, bandas e grupos folclóricos, apresentações de dança e intervenções teatrais, sessões de cinema, discotecagens e serenatas. Promovida pela Prefeitura, a Virada Cultural terá início às 08h do dia 07 (sexta-feira) e só será encerrada às 02 horas de domingo (09).

Serão pouco mais de 40 horas ininterruptas com a participação de cerca de 50 atrações e atividades realizados em diversos pontos da cidade, tendo a Praça Maria Aragão como o palco principal do evento. 

Na Praça, a Virada Cultural terá início às 20 horas do dia 07 com o show do cantor e compositor maranhense Alysson Ribeiro. Logo após, sobe ao palco a banda Metrópole, tocando o melhor da música country e sertaneja. Já às 22h, o forró ganha espaço com a banda Puxa o Fole. No intervalo das atrações, acontece o “Momento Poético”, em que atores interpretam fragmentos de obras e poesias de escritores maranhenses.

Sonhos de Daniel 
Já às 23 horas, abrem-se as cortinas para o espetáculo acrobático “Sonhos de Daniel de La Touche”, produzido pela companhia francesa Le Passagers, especialmente para a ocasião, que contará com 40 bailarinos e grupos locais.

A apresentação contará a história da fundação da cidade, a chegada na ilha de Upaon-Açu, as lutas, suas belezas naturais e os casarões. Tudo isso em um espetáculo que conjuga dança e acrobacia, compondo um espetáculo que trabalha com a linguagem corporal, representação teatral, projeções e música, que contará com 12 acrobatas franceses em um palco de 16 metros de altura e 30 metros de comprimento.

Abraço simbólico na cidade 

À meia-noite, logo nos primeiros minutos do grande dia em que São Luís completa seu quarto centenário, o Coral São João interpretará o hino “Louvação a São Luís”, seguido do show pirotécnico. Na sequência, mais 100 pessoas farão um abraço simbólico com luzes sinalizadoras na ponte que liga o Centro ao São Francisco e interliga a cidade velha à cidade nova.

Logo após esse momento, a festa segue no palco da Maria Aragão com o show da Banda Regional 310, às 00h30, seguido do show com o grupo Pérola Negra, ambos tocando o melhor do samba e do pagode. Às 02 horas da manhã é a vez do Deejay Ely Jamaica assumir o comando da festa com o bom e clássico reggae. Em seguida, o grupo de dança The Angel’s, do bairro Cidade Operária, faz intervenção apresentando estilos como street dance, break e hip hop.

A partir das 03h, a homenagem segue no ritmo da sétima arte, com a exibição da mostra “Olhar Ludovicense”, com a exibição de 15 produções de cineastas maranhenses, que será encerrada com a apresentação de uma roda de capoeira, às 4h.

A festa segue com uma alvorada para despertar a cidade e a serenata com o cantor Kennedy Aranha, às 5h, e da cantora Lindalva Lins, 6h. Após as serenatas, será realizada uma caminhada da Praça Maria Aragão rumo à Praça Dom Pedro II, onde será realizado, pela Federação das entidades folclóricas e culturais do estado do Maranhão, o Cortejo dos Orixás, às 8h.

Em seguida, será feito o corte do bolo gigante de 400 metros, com a participação dos Corais São João, Ufma, Icbeu, Liceu e Santa Cecília, além da apresentação do Tambor de Crioula da Fé em Deus, Grupo de Dança Baile de Caixa, Boi de Santa Fé e Boi Brilho da Ilha.

400 anos com muita festa 

Durante todo o dia 08 de setembro (sábado), serão realizadas atividades diversas em diferentes pontos da cidade. À noite, a festa volta a animar o aniversário da cidade na Praça Maria Aragão, com os shows de Teresa Canto, às 20h, e Panda S/A, às 21h.

A partir das 22h é a vez do cantor e compositor César Nascimento fazer sua homenagem ao aniversário da cidade. Às 23 horas, o reggae roots volta à cena com as pedras da Banda Raiz Tribal, e, às 00h, o melhor do samba e do pagode ficará por conta do Grupo Argumento.

Ao som das marcações, contratempos e retintas, seis grupos de blocos tradicionais desfilam toda a beleza e tradição dos antigos carnavais, a partir de 01h. O show de encerramento ficará por conta do ritmo empolgante da Bateria Carcará da Escola Favela do Samba, às 02h, fechando a programação cultural em ritmo de festa e de sambas que marcaram a história da cidade.

Confira a programação da Virada Cultural

Dia 07 de setembro (sexta-feira)
20h - Alysson Ribeiro

Momento poético
21h - Banda Metrópole

Momento poético
22h - Forró Puxa o Fole

Momento poético
23h - Espetáculo acrobático “Sonhos de Daniel de La Touche”

Companhia francesa Le Passagers
00h - Louvação a São Luís com o Coral São João;

Show pirotécnico com fogos de artifício;
Abraço da ponte do São Francisco, incluindo luzes sinalizadoras nos dois lados da ponte, ligando a cidade antiga à cidade nova

Momento poético
00h30 - Regional 310

Momento poético
01h - Show com o grupo Pérola Negra

Momento poético
02h - Deejay Ely Jamaica
02h30 – Grupo de dança The Angel’s

Momento poético 
03h - Exibição da mostra “Olhar Ludovicense”
05h - Momento Poético

Alvorada para despertar a cidade

Serenata com Kennedy Aranha
06h - Momento Poético

Serenata com Lindalva Lins
07h - Momento Poético

Caminhada rumo à praça D. Pedro II
08h - Cortejo dos Orixás
8h30 - Corte do bolo do aniversário da cidade
Participação dos corais São João, Ufma, Icbeu, Liceu e Santa Cecília
Tambor de crioula da Fé em Deus/ Grupo de dança Baile de Caixa/ Boi de Santa Fé/ Boi Brilho da Ilha

Dia 08 de setembro (sábado)
20h - Teresa Canto e banda
Momento poético
21h - Panda S/A
Momento poético
22h - César Nascimento
Momento poético
23h - Raiz Tribal
Momento poético
00h - Grupo Argumento
Momento poético
01h - Blocos Tradicionais
Momento poético
02h - Bateria da Favela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Pesquisar este blog