Páginas

sexta-feira, 7 de setembro de 2012


São Luís em bairros por meio de canções de bandas locais

São Luís é Cohatrac, Liberdade, Olho d'Água e Vinhais. Em cada bairro um sotaque, a mesma cidade.
Jonas Sakamoto, como informações da Assessoria
07/09/2012 16h02
SÃO LUIS - No dia 08 de setembro, todos os olhares se voltam para São Luís e aqueles que a amam tentam conseguir um jeitinho de prestar uma homenagem. Porém, algumas das homenagens mais marcantes não foram feitas em dia de festa. Elas apenas surgiram e foram ou estão sendo incorporadas ao repertório da cena musical de quem habita os diferentes bairros da capital maranhense.
Enquanto a Ponta da Areia, o Olho d’Água e o Araçagi foram eternizados na Ilha Magnética de César Nascimento, uma "maguinha" fez o Sá Viana e as radiolas de reggae se tornarem referência para a maioria dos moradores da cidade.
De 2006 para cá, novas bandas descobriram formas e ritmos originais para cantar São Luís. Quem imaginaria, por exemplo, que a Ilha Rebelde poderia ser comparada à capital cubana? São Luís-Havana, do grupo Criolina em parceria com o poeta Celso Borges, faz uma associação surpreendente entre as duas cidades. "Sempre nos distanciamos um
pouco e voltamos percebendo o DNA tropical-caribe da cidade de forma mais nítida. Percebemos as semelhanças com Havana. Os tambores, o colorido das roupas, a influência da cultura negra e o fato da ilha ser rebelde não passaram despercebidos”, explica a cantora Luciana Simões, dupla de Alê Muniz no projeto.
Do mesmo grupo, surgiu outra canção que canta bairros da Ilha, como Liberdade, Tirirical e Ponta do Farol, e outros municípios do Maranhão de uma forma lúdica, inusitada. "Quebra Pote" brinca com as referências dos maranhenses e, segundo Luciana, mostra a vontade dos cantores de dizer de onde eram quando moravam em São Paulo. "Fica muito claro o nosso sotaque, e gostamos de deixar claro que viemos de longe: 'somos de lá, a 2 graus da linha do Equador'", recita.
Com a Criolina conheça a Liberdade, Tirirical e Ponta do Farol
Em outro ritmo musical, no entanto, um bairro de São Luís foi o grande homenageado. Não foi a Cohama, Cohab ou o Cohajap, a banda de Hard n’Heavy Fúria Louca elegeu o Cohatrac como a capital do Maranhão, que para eles é o lado mais louco da cidade. Para explicar o motivo de escolha e mostrar um pouco das referências citadas na letra, o grupo utilizou o bairro como cenário para a gravação de um vídeo em homenagem ao aniversário da cidade.
Com a Fúria Louca conheça Cohatrac City
A intenção era apresentar as referências da música Cohatrac City, como bares, ou mesmo a praça da Caixa d’Água, para quem não conhecia o bairro. "Nós queríamos retratar um lado mais urbano de São Luís, que tem tudo a ver com o rock n’roll. Daí não podia ser outro lugar, tinha que ser o Cohatrac", explica no vídeo o vocalista da banda, Henrique Sugmyama. Para a Fúria Louca, o "Cohatrac City", com seus personagens inusitados, representa os espaços onde se pode sentir a pulsação cultural da cidade, seja por meio de bandas de garagens ou da mobilização para a produção de eventos.
Agora, quando houver uma nova disputa de epítetos para a Ilha Maravilhosa, a resposta dos nossos músicos é a mesma. São Luís é Cohatrac, Liberdade, Olho d'Água e Vinhais. Em cada bairro um sotaque, mas em todos eles uma mesma e rica cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Pesquisar este blog