Páginas

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Documentário norte-americano Blood Money tem pré-estreia no Brasil nesta terça-feira


O polêmico documentário Blood Money – Aborto Legalizado, sucesso de bilheteria nos Estados Unidos e Espanha, terá estreia nacional no próximo dia 15 de novembro. Uma série de avant-premières está programada e nesta terça-feira (5), a Europa Filmes e a Estação Luz Filmes, distribuidora e produtora cinematográfica, realizam a primeira pré-estreia no Brasil, em São Paulo, com a presença do cineasta e diretor David Kyle que falará de sua primeira incursão no cinema com esse documentário.

A produção norte-americana trata de forma muito realista sobre o funcionamento legal da indústria do aborto nos Estados Unidos, mostrando como as estruturas médicas disputam e tratam as clientes, os métodos aplicados pelas clínicas, entre outros aspectos.

Para o diretor da Estação Luz Filmes, Luís Eduardo Girão, que adquiriu os direitos de distribuição nacional, a expectativa de interesse do público brasileiro para Blood Money – Aborto Legalizado são as melhores, pois o filme, segundo ele, disseca o tema, esclarecendo e revelando a experiência prática em um país onde o aborto é legalizado há 40 anos. “Apesar de mais de 70% da população brasileira serem contra a legalização do aborto, de acordo com os principais institutos de pesquisa do país, o tema gera polêmica e causa grande interesse. Por isso, esperamos que provoque repercussão e atraia o público”, assinalou Girão.

O documentário traz, ainda, depoimentos de médicos e outros profissionais da área, de pacientes, cientistas e da ativista política, Alveda C. King, sobrinha do pacifista Martin Luther King, que também apresenta o documentário. Dra. Alveda é envolvida em discussões sobre o mecanismo de controle racial nos EUA – o maior número de abortos é realizado nas comunidades negras.
 
O filme também faz denúncias como a prática da eugenia e do controle da natalidade por meio do aborto e trata aspectos científicos, legais e psicológicos relacionados ao tema, como o momento exato em que o feto é considerado um ser humano, com direitos de garantia de vida em contraposição ao direito da mulher de dispor de seu corpo, e se há ou não sequelas para a mulher submetida a este procedimento.

Kyle idealizou o documentário em 2004, mas apenas em 2008 o roteiro e os recursos para a produção foram adquiridos. O documentário foi concluído em junho de 2010 e, no mesmo ano, lançado nos cinemas dos Estados Unidos e depois em televisão. Agora, no Brasil, o planejamento inicial da Europa Filmes prevê a exibição em cerca de 20 salas em nove cidades.
 
A Estação Luz Filmes, a exemplo do que fez com Bezerra de Menezes, O Diário de um Espírito (2007), As Mães de Chico Xavier (2011), Chico Xavier (2010), O Filme dos Espíritos (2011), Área Q (2012), entre outras produções, pretende lançar o filme em DVD até o final do ano e já negocia a exibição do documentário futuramente em tevê.

 Assista ao trailer de Blood Money – Aborto Legalizado: www.youtube.com/watch?v=mx3ZHc54RE4

 
Calendário de avant-premières

05/11 - São Paulo
06/11 - Rio de Janeiro
07/11 - Goiânia
08/11 - Brasília
09/11 - Belém
11/11 - Curitiba
12/11 - Salvador
13/11 - Recife
14/11 - Fortaleza

Com informações da assessoria de imprensa do evento. Contato: Inove Comunicação - (fone: 85 3087 9551)


Boa Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Pesquisar este blog